A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
Os principais músculos que inserem (distal ou proximalmente) na escápula são:
O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.
Fazer um tratamento com uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. Massagear a região da contratura com movimentos fortes e circulares usando um creme hidratante ou óleo essencial relaxante, especialmente se sentir uma bolinha ou caroço.
Sintomas. Na maioria dos casos o sintoma mais presente é a dor no ombro, com foco ao redor da escápula. Outros sinais da Escápula Alada são perda da força, formigamento do braço e presença de estalos perto da escápula.
O músculo serrátil anterior é um músculo em forma de leque localizado na parede torácica lateral. Sua porção principal encontra-se profunda sob a escápula e os músculos peitorais. Ele é facilmente palpável entre os músculos peitoral maior e o latíssimo do dorso.
O músculo serrátil anterior é o músculo que se origina na superfície das oito costelas superiores ao lado do peito e se insere ao longo de toda borda medial da escápula. Está localizado nas paredes laterais do tórax, estendendo se das costelas à escápula.
Entrelace os dedos da mão com as palmas viradas para longe de seu corpo. Estique os braços para frente, e estique-os sobre sua cabeça, sem arquear as costas. Mantenha essa posição enquanto respira profundamente por 20 a 25 segundos. Mude a posição dos pés e repita por 20 a 25 segundos adicionais.
Esse músculo é coberto pelos rombóides e pelo trapézio.
Os músculos da região posterior são:
Músculos superficiais do dorso