Milton Santos (2002 [1996]) propõe que o espaço geográfico é “formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá.” (p. 63, grifo nosso).
Podemos afirmar que Milton Santos diz que ''o espaço é a acumulação desigual de tempos'' porque nas diferentes eras, períodos, milênios e décadas ocorrem eventos e fenômenos que modificam o espaço geográfico, que acabaram resultando no mundo atual, misturando todos esses elementos de tempos distintos.
Em seus últimos livros, Milton Santos tratou da globalização. ... O geógrafo brasileiro teorizou e criticou sobre estes aspectos do mundo contemporâneo, propondo, ao final de sua vida, uma globalização solidária, baseada em outros valores que a da hegemônica.
Em linhas gerais, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço modificado pela ação humana. Assim, é composto pelo espaço natural e pela sociedade, e se encontra em constante processo de construção e transformação.
Ele é formado por três subespaços: a litosfera, hidrosfera e atmosfera. Assim, como elementos físicos que o compõe podemos citar as rochas, o solo, as árvores e plantas, montanhas, mares e rios e outros elementos naturais ou construídos pelo homem como moradias.
Para você saber mais: Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
Características da paisagem humanizada Essa idéia inclui o homem como um elemento transformador, mas que por sua vez também é transformado pelo meio ambiente. Dessa forma, a principal característica da paisagem humanizada é a presença de uma população, entendida como o conjunto de pessoas que ocupam um espaço definido.
Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.
Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.
As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. ... As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas.
Classificação da paisagem de acordo com os elementos que a compõem. Paisagem natural: formada por elementos construídos pela natureza; Paisagem cultural ou humanizada: formada por elementos construídos pelos seres humanos.
Este é um exemplo onde podemos contemplar o mar, os morros e a vegetação, que são considerados como paisagem natural, mas também os edifícios e as árvores plantadas na orla, que são elementos culturais. Então, esta é uma paisagem cultural, pois identificamos elementos da vida ocidental neste espaço.