Qualidade na Saúde O CQH é um programa de adesão voluntária, cujo objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Estimula a participação e a autoavaliação e contém um componente educacional muito importante, que é o incentivo à mudança de atitudes e de comportamentos.
Ter uma gestão da qualidade significa ter uma perspectiva contínua de melhoria nos processos que garantem os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de significar maior aceitabilidade dos serviços pelo paciente e melhoria nos lucros do hospital, sem diminuir a qualidade do serviço prestado.
Os nove principais indicadores hospitalares são:
Foram analisadas quatorze publicações, e como principais desafios enfrentados pelos gestores estão a falta de planejamento, a integralidade das ações em saúde, a equidade, a universalidade, o financiamento, a burocracia, a descentralização, o trabalho em equipe multiprofissional, a participação popular, a regulação do ...
Site – Pelo endereço eletrônico www.saude.gov.br é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito. Presencialmente – É necessário ir ao Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, que fica no endereço citado acima.
Estratégias para gerar melhorias na gestão da saúde pública
A superlotação, a falta de leitos nos hospitais, aparelhos quebrados, laboratórios interditados e a falta de médicos nos pronto-socorro e nos postos de saúde, tem sido uma das maiores dificuldades encontradas na gestão do SUS.
O sistema único de saúde, SUS, sofre com dois problemas básicos que acabam por fomentar as demais situações que abordaremos neste conteúdo que são: verba insuficiente e gerenciamento mal feito desse dinheiro. A questão das verbas depende de ações políticas para modificar a destinação do que é arrecadado em impostos.
É preciso recuperar os aparelhos privados de hegemonia da sociedade civil que foram perdidos no Brasil. Só assim será possível construir um projeto que vá além de outubro, ou seja, que seja mais amplo do que o processo eleitoral.
Nos últimos vinte anos houve muitos avanços, como investimento em recursos humanos, em ciência e tecnologia e na atenção básica, além de um grande processo de descentralização, ampla participação social e maior conscientização sobre o direito à saúde.
Observa-se que o Sistema Único de Saúde, apresenta algumas fragilidades, as quais são identificadas pela população, como: qualidade insuficiente no atendimento dos médicos, demora entre a marcação e a consulta com o especialista e número insuficiente de médicos.
No último sábado (19) o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 30 anos de existência. Considerado um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, por meio dele a população brasileira tem a garantia de acesso integral, universal e gratuito e atendimento à Saúde.
10 razões para defender o SUS