Quando ativa, requer remineralização que pode ser alcançada por aplicações de flúor de modo sistemático. Em mancha branca inativa, hipoplasia e fluorose aplica-se microabrasão com finalidade estética.
A cárie crônica possui uma superfície escura e de consistência dura. Possui um progresso lento e intermitente e a dentina sob a superfície é esclerótica e pigmentada. Já a lesão cariosa ativa em dentina possui cor clara; a superfície é de consistência macia, friável e coberta por uma massa necrótica.
Na cárie aguda, tem-se uma progressão rápida, necessitando de depósitos intra-tubulares para se obter uma dentina impermeável, funcionando como barreira para bactérias e toxinas, protegendo a polpa. Sendo assim, de acordo com Bjorndal e Mjör2, esta lesão deve receber atenção clínica imediata.
Uma cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. As cavidades podem apresentar diversas cores, desde amarelas a pretas. Os sintomas mais comuns são dor e dificuldade em mastigar.
As fases das cáries dentárias
Sintomas de cárie
“Ao observar uma pequena lesão branca e porosa, pode-se realizar um tratamento que consiste na orientação exata da higiene oral ao paciente combinada ao uso do gel fluoretado com flúor para o controle da placa bacteriana”, afirma.
Veja agora nossa lista com os 7 sintomas da cárie que precisam de sua atenção e que merecem uma avaliação do seu dentista!
A dor na cárie pode variar de leve a insuportável . Uma cárie mais superficial pode provocar aumento da sensibilidade. Principalmente ao escovar os dentes ou ao beber bebidas quentes ou frias. Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa.
A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.
1 – Sal e Limão
“A cárie é retirada com um processo mecânico onde uma broca diamantada retira todo tecido amolecido”, descreve o dentista. Feito isso, o profissional escolhe o melhor material para restaurar o dente afetado, que pode ser a resina composta ou a porcelana.
2. Quanto custa um tratamento de canal? Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
Esse é um risco que pode provocar danos mais sérios para o paciente. Independentemente da gravidade da cárie, é imprescindível a intervenção de um cirurgião-dentista. Apesar de o tratamento de cárie não ser um procedimento muito complexo, ele necessita da aplicação de anestesia.
Normalmente pessoas q são mais propensas a tártaros devido à grande produção excessiva de saliva tem menos cáries . Lógico q o fator higiene oral é importantíssimo para evitar cáries e tártaros . Nossa cavidade bucal está repleta de bactérias em equilíbrio.
Sintomas a serem observados
A endodontia ou tratamento de canal é uma das ramificações da odontologia que trata as doenças e lesões que afetam a polpa (nervo) do dente. O tratamento de canal se faz necessário: 1 – Quando a cárie destrói o esmalte e a dentina, atingindo a polpa do dente, que fica inflamada ou infeccionada.
Descubra 7 hábitos que podem evitar um tratamento de canal no futuro
Além da dor, outros fatores podem indicar a necessidade de um tratamento de canal, como:
O tratamento de canal só é indicado quando o dente dói? Mito. Apesar de a inflamação na polpa normalmente causar dor, é possível que esse sintoma não apareça. Às vezes, mesmo sem dor, o dente apresenta degeneração avançada ou uma estrutura debilitada, necessitando do tratamento.