Relativo às refeições ou que acontece após uma refeição.
1. Que se segue a uma refeição (ex.: fase pós-prandial). ... [ Medicina ] Que ocorre após uma refeição (ex.: glicemia pós-prandial).
O exame de glicemia pós-prandial consiste em medir o nível de glicose no sangue depois de um tempo determinado após uma refeição normal. Ele é feito por meio de uma coleta do sangue da pessoa a ser testada, em geral duas horas depois dela ter iniciado uma refeição que contenha carboidratos.
Instruções para o exame: – O paciente deve retornar ao laboratório pelo menos 1 hora e 45 minutos após o término da refeição. minutos, depois dos quais não há mais possibilidade de realizar o exame. contrária do médico assistente. no mesmo dia, o intervalo máximo entre as duas deve ser de até 48 horas.
Quando o exame é o único a ser feito, uma simples perfuração com uma lanceta na polpa do dedo já é o suficiente para a extração. No entanto, se mais componentes do sangue serão analisados, a coleta deve ser feita por meio de uma punção venosa.
A hemoglobina glicada é um exame capaz de medir o índice glicêmico no organismo, ou seja, os níveis de açúcar presentes no sangue. O exame serve para controlar o diabetes já existente e para diagnosticar a pré-diabetes e diabetes de pacientes que ainda não sabem que têm a doença.
Os raros casos de hipoglicemia pós-prandial deverão receber o tratamento conforme a doença de base. Por exemplo, um paciente com insulinoma deverá operar o tumor do pâncreas, já que a dieta ajudará muito pouco no manejo dos sintomas.
Deve-se ingerir 15 g de carboidratos, como por exemplo:
A hipoglicemia reativa, ou hipoglicemia pós-prandial, é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição, sendo também acompanhada por sintomas típicos de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas.
Para tratar rapidamente a hipoglicemia reativa, basta que a pessoa coma apenas o equivalente a 3 torradas ou um suco de frutas, por exemplo, e para a evitar, deve-se tentar seguir uma dieta equilibrada, em que haja um bom controle dos horários das refeições. Saiba mais sobre hipoglicemia reativa.
No caso de uma crise, coma:
Fazer as refeições e tomar a insulina nos horários corretos, além de medir a glicose, estão entre as orientações básicas para evitar o problema. Também se recomenda uma pequena ceia antes de dormir, como um copo de leite ou de iogurte, para restaurar o nível adequado de glicemia no sangue.
A hipoglicemia pode ocorrer depois de a pessoa comer uma refeição contendo uma grande quantidade de carboidratos (hipoglicemia reativa), se o organismo produzir mais insulina do que é necessário. No entanto, esse tipo de reação é raro.
A hipoglicemia é caracterizada por um nível anormalmente baixo de glicose no sangue, geralmente abaixo de 70 mg/dl. É importante não considerar apenas este número – o médico deverá dizer quais níveis são muito baixos para você.
Tipos. Existem dois tipos de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a hipoglicemia pós-prandial ou reativa, como também é conhecida. A diferença entre as duas é simples: a de jejum ocorre antes das refeições e a pós-prandial ocorre após as refeições.
2. Glicemia alta. A glicemia alta, mais conhecida como hiperglicemia, ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados por causa da ingestão de alimentos muito doces e à base de carboidratos, podendo provocar o surgimento de diabetes.
7 remédios naturais para baixar a glicose