O método científico é um conjunto de regras para a obtenção do conhecimento durante a investigação científica. É pelas etapas seguidas que se cria um padrão no desenvolvimento da pesquisa e o pesquisador formula uma teoria para o fenômeno observado.
Entre outras características, o método científico é indutivo e dedutivo. É indutivo, na medida em que procede à classificação sistemática dos dados obtidos, através da observação, com o intuito de determinar as uniformidades e as regularidades que apresentem. ... O método científico é acionado pelas várias ciências.
Exemplo de método científico: falha em tostar
O método científico é um processo de pesquisa que segue uma determinada sequência de etapas (CHIZZOTTI, 1991). ... Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico, do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou pesquisador, deve agir.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes(Vianna, 2001).
A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas.
A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara e complexa a respeito da natureza, incluindo a dimensão física, matemática e social do ambiente ou do objeto empírico analisado.
Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara. No entanto, esse julgamento não é realizado automaticamente ou de maneira impulsiva. Ele procura por referências, motivos e argumentos que sustentem a resposta adotada.
Para o desenvolvimento do pensamento crítico o objeto precisa ser um problema complexo, que envolve divergência de ideias e possíveis conflitos. O professor precisa ter a capacidade de organizar esse ambiente, porque só deixar solto não resolve, e para esse tipo de tarefa há também uma didática específica.
O pensamento crítico é um pensamento autodisciplinado que tenta elevar seu raciocínio para o mais alto nível de qualidade e de forma justa. Em outras palavras, pensadores críticos verificam seu próprio pensamento quanto à exatidão, precisão, clareza, relevância, profundidade, amplitude, significado, lógica e justiça.
O pensamento crítico ajuda a organizar os pensamentos, manter o foco em objetivos e construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentar entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.
O pensamento crítico é autodirigido, autodisciplinado, automonitorado e autocorretivo.
Não importa qual seja o problema, eles normalmente são difíceis de controlar.
Para isso, apresentam-se cinco passos importantes para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado:
Provavelmente concorrem vários fatores para o seu aparecimento: de natureza biológica envolvendo a predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, e fatores psicológicos como aprendizagens de formas erradas de lidar com medos e ansiedades, como por exemplo, fazer rituais para livrar-se de uma ...