Resposta. h = 12. Se a altura "h" equivale a 12, para achar os catetos é facil, só usar o teorema de pitágoras. a² = b² + c².
O triângulo é um polígono que possui três lados e é uma figura plana com três segmentos de retas unidos em pontos que chamamos de vértices. Dessa forma, para calcularmos o perímetro do triângulo devemos usar a seguinte fórmula: P = l + l + l.
Nesta representação abaixo de um triângulo retângulo temos que h é chamado de altura relativa à hipotenusa ou simplesmente a distancia da hipotenusa ao vértice formado pelos catetos; m e n são as projeções dos catetos, isto é, a altura h divide a hipotenusa em duas partes, m e n.
A altura relativa à base é igual a 10√2 cm. É importante lembrarmos que, em um triângulo isósceles, a altura relativa à base coincide com a mediana. Como a mediana divide o segmento em duas partes iguais, então podemos afirmar que a altura divide a base ao meio.
Encontramos a medida da altura de um triângulo através de um segmento de reta com origem em um dos vértices e perpendicular (forma um ângulo de 90º) ao lado oposto. O segmento AH tem origem no vértice A e é perpendicular ao lado BC, portanto, AH é a altura do ΔABC.
O triângulo isósceles é um tipo de triângulo que possui dois lados e dois ângulos com as mesmas medidas. A fórmula para calcular a área de um triângulo isósceles é a mesma fórmula para os casos gerais: o produto da base pela altura, dividido por 2.
É mais fácil determinar a área de um triângulo retângulo isósceles (dois lados iguais e um ângulo de 90°). Você pode usar um dos lados menores como a base e o outro como a altura. Agora, a fórmula A = b * h / 2 vai ficar simplificada como s2 / 2, em que s é o comprimento de um dos lados menores.
Definição: Um triângulo é isósceles, se, e somente se, ele tem 2 lados iguais. Obs.: Entende-se, nessa definição, que o triângulo tenha pelo menos dois lados iguais. ... É claro que um triângulo retângulo pode ter os catetos de mesma medida; trata-se de um triângulo retângulo e isósceles.
Vamos desenhar um triângulo retângulo, com dois de seus lados congruentes, ou seja, como a metade de um quadrado. Esse exemplo é de um triângulo retângulo que não é escaleno, ele é isósceles. Por isso, este item é FALSO.
Em qualquer triângulo isósceles, os ângulos da base possuem a mesma medida, isto é, são congruentes.