Erva anual, nativa da América do Sul, incluindo o sudeste brasileiro, ela é conhecida popularmente por mastruço e mentruz-miúdo. Seus principais componentes químicos são: óleo essencial, substâncias sulfuradas, sais minerais e vitaminas.
1/2 xícara de sêmola de milho misturada com 1 xícara de água (fubá comum também serve); Sal a gosto; 1/2 xícara de folhas de mentruz rasteiro refogada rapidamente em azeite (ou sobras de mostarda refogada ou de couve);
Mastruz (erva-de-santa-maria): para que serve e como usar. O mastruz é uma planta medicinal, também conhecida por erva de santa maria ou chá mexicano, que é muito utilizada na medicina tradicional para tratar vermes intestinais, má digestão e para fortalecer o sistema imunológico.
O mentruz é estimulante do fígado. Em muitos lugares, ele é colocado para curtir dentro da garrafa de cachaça (como é feito com a carqueja ou com outras plantas). Assim, a pessoa toma a cachaça com o mastruz como estimulante do fígado para evitar as reações do consumo de álcool.
Além disso, o mastruz pode ser passado na pele, devido a sua ação emoliente, que ajuda na cicatrização de feridas e na irritação da pele, além de ser repelente contra insetos. Também pode ser utilizado como compressa, para alívio de inflamações causadas por contusões ou pancadas.
Remédio caseiro para dor de ouvido funciona?