A metaplasia apócrina é um achado frequen- te na mama e está associada à formação de quistos. Pode assumir um aspecto mais exu- berante com padrão papilar, revestindo ei- xos fibrovasculares.
Hiperplasia ductal: crescimento excessivo das células que revestem os pequenos tubos (dutos) dentro da mama. Hiperplasia lobular: crescimento excessivo das células que revestem as glândulas do leite (lóbulos).
A pesquisa concluiu que o risco de desenvolvimento da doença foi menor em mulheres mais jovens com maior índice de massa corporal do que no grupo com idade mais avançada. O risco de desenvolver o câncer de mama por acréscimo de 5 unidades no IMC foi 23% menor nesta faixa etária (HR 0,77; IC 95% ).
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários 1.
Todo caroço nos seios é sinônimo de câncer de mama? NÃO. Nem todo nódulo que aparece pode ser câncer de mama, esse caroço pode ser causa de alterações benignas no corpo e são bem comuns em mulheres mais jovens. Um caroço nos seios pode aparecer em mulheres de qualquer idade.
Embora não seja uma forma precisa de identificar um nódulo maligno, a palpação da mama pode ajudar a identificar características de câncer, que incluem: