No Brasil, se tornou muito comum por meio das primeiras escolas de Medicina, no início do século XIX. "Na época, os médicos defendiam uma tese ao fim do curso e recebiam o título de doutor. Esse hábito de chamar de doutor surgiu nesse período, inspirado nos modelos de faculdades de outros países", comenta Melania.
Grato. doutor/doutores: Dr./Drs.; doutora/doutoras: Dr. ou Dra./Dr.
Vale dizer que na língua americana os médicos são chamados de "doctor". Isso também influencia para que, mesmo aqui no Brasil, seja comum se referir a esses profissionais usando "doutor". Ainda, vale dizer que o dicionário Michaelis também considera como referência a “doutores” os profissionais dessa área.
Veja-se abaixo quadro geral para o tratamento de autoridades, com o pronome pertinente.
Membro do STF Vossa Excelência V. Exa. Senhor Ministro A Sua Excelência o Senhor Ministro... Membro do STJ, STM, TSE e TST Vossa Excelência V.
Autoridades universitárias
No dia a dia, seu papel é instaurar inquéritos civis e ações civis públicas para elucidar supostos crimes e resguardar o direito das partes envolvidas (quando, por exemplo, tem alguma criança envolvida no caso, o promotor cuida para que ela receba o amparo e os cuidados que a lei exige).