O que é: o HISCRE (Histórico de Crédito) é o documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores, banco e a data de pagamento do benefício. Também é conhecido como Extrato de Pagamento de Benefício.
O diferencial dessa linha de crédito é que as parcelas do empréstimo são descontadas direto no salário ou aposentadoria. Ou seja, antes mesmo de cair na conta, o valor é pago e você não corre o risco de esquecer. É por ter esse sistema de pagamento, que suas taxas de juros são menores.
O motivo para isso pode ser falha no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido. Esses pagamentos podem ser interrompidos, cessados temporariamente ou por tempo indeterminado.
Por exemplo: o pagamento não está mais disponível para recebimento no banco ou, por algum motivo, não foi emitido. Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).
Maciça é período em que os computadores da Previdência estão funcionando para remeter os créditos de pagamentos aos bancos pagadores.
adjetivo Em matéria compacta, firmemente unida, dura: madeira maciça. [Figurado] Apresentada consistente e firmemente: opinião maciça. Com abundância; em grande quantidade: divulgação maciça.
Significado de Maciço adjetivo Compacto; composto por matéria firmemente unida, sem falhas.
Crédito invalidado: se o crédito do valor voltou para o INSS, ou não; Isento IR: se o valor é isento do Imposto de Renda, ou não.
Benefícios ativos correspondem aos que efetivamente geram pagamentos mensais ao beneficiário e, em conjunto com os suspensos, compõem o estoque de benefícios do sistema previdenciário.
➡️Assim, quando um pedido de benefício está com a mensagem de elegível para análise do Programa Especial, é porque ele será pego por algum servidor do INSS para ser analisado e o servidor receberá uma pontuação para isso.
Entre no site oficial da Previdência: www.previdência.gov.br; No menu que se situa na lateral esquerda do site, clique em “Serviços do INSS”; Em seguida, clique no link “Consulta de situação de benefício”; Aparecerão as duas opções citadas: “Acompanhar pedido” ou “Resultado de requerimento de auxílio doença”.
Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
E quanto tempo demora para reativar o benefício cessado? A reativação pode levar de um mês a dois anos.
Como reativar benefício cessado? Em outubro de 2020 o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os segurados que tiveram seus benefícios negados, cessados ou interrompidos podem contestar o INSS a qualquer momento. Dessa forma, se o seu benefício foi cessado de forma indevida, você pode recorrer.
Os que tiveram o benefício suspenso ou bloqueado desde março deste ano podem regularizar a situação e voltar a receber o pagamento segundo o INSS. Os segurados devem fazer a solicitação do desbloqueio por meio dos canais digitais do INSS, ou seja, pelo aplicativo ou portal Meu INSS e central telefônica 135.
O fato de uma pessoa receber algum tipo de benefício social não retira o direito de ser isenta de IPI para comprar automóvel, quando se encaixa nos critérios legais.
Não. Atualmente, o BPC é suspenso (não mais cancelado) quando a pessoa com deficiência passa a trabalhar. ... Com essa modificação a pessoa com deficiência e a sua família não precisam mais ter medo do trabalho com carteira assinada. Hoje, a pessoa com deficiência tem tranquilidade e segurança de trabalhar.
Segundo a Lei da organização da Assistência Social Lei 8742/93, a pessoa com Deficiência que exercer atividade - remunerada -, terá o benefício de prestação continuada - suspenso - inclusive na condição de MEI: Micro Empreendedor Individual, pelo órgão que o concedeu.
Não confunda BPC/LOAS com aposentadoria Antes de mais nada, devemos lembrar que o BPC é um benefício assistencial, concedido a idosos (65 anos ou mais) e pessoas com deficiência, que vivam em situação de “miserabilidade“. Esse benefício é assistencial, ou seja, a pessoa não precisa estar contribuindo com o INSS.