Existem sensores para praticamente qualquer variável. ... Entretanto, as mais comuns no meio industrial são: Distância (ou posição);
O sensor basicamente é um dispositivo que tem a função de detectar e responder com eficiência algum estímulo. ... Depois que o sensor recebe o estímulo, a sua função é emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado pelos outros dispositivos.
Em termos básicos, um sensor é um dispositivo que faz a detecção e responde com eficiência a algumas entradas provenientes de um ambiente físico. Mas o que poderiam ser estas entradas? Uma luz, o calor, um MOVimento, umidade, pressão ou qualquer variável detectável em um ambiente são exemplos de entradas.
– são equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações; – Exemplos: câmaras fotográficas e de vídeo (região do visível), sistemas de varredura (scanners), radares, etc.
Alternativas Alternativa 1: Podem ser classificados em sensores ativos e sensores passivos. Os sensores ativos apresentam a capacidade de enviar sua própria fonte de radiação, como os sensores de radares, e os sensores passivos dependem de uma fonte externa de radiação, normalmente a luz solar.
Os sensores remotos capazes de detectar objetos na superfície da Terra ao redor de 50 cm são conhecidos como Sensores ópticos de alta resolução espacial. ... As aplicações muito utilizadas com esses sensores são o mapeamento do uso da terra voltado ao planejamento urbano, e também na atualização de base cartográficas.
Os sensores passivos respondem a estímulos externos, ou seja, informações já existentes. Eles coletam a energia que é refletida ou emitida pela superfície da Terra. ... O outro tipo, os sensores ativos, utilizam estímulos internos para coletar os dados da superfície.
Ela pode ser resumidamente definida como “nível de detalhamento” ou, a capacidade do sensor em enxergar os objetos em relação ao seu tamanho. ... Em uma imagem com resolução espacial de 15m, onde cada pixel tem 15m X 15m, qualquer objeto com dimensões menores que isso não será teoricamente visível na imagem.
O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda a informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral.
A imagem de satélite é obtida de forma remota a partir de sensores imageadores acoplados a satélites artificiais. Os sensores imageadores são as “máquinas fotográficas” dos satélites. ... A imagem de satélite tem formato digital e sua interpretação e análise dependem de recursos computacionais.
Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).
Aerofotografia ou fotografia aérea é a atividade de registro de imagens do solo, a partir de uma posição elevada ou diretamente acima do objeto, por meio de câmera fotográfica levada ou instalada em aeronaves como aviões, planadores, helicópteros, VANTS, balões, dirigíveis, e também foguetes, pombos, pipas, paraquedas, ...