Quando apóstolo Paulo fala que o Velho Testamento foi por Cristo abolido, foi no sentindo de derramar sangue de qualquer ser vivente! Pois Ele lavou o nosso sangue na CRUZ. Não vivemos hoje abaixo da Lei do Antigo Testamento, nem às ordenanças sobre sacrifícios, nem aos dez mandamentos.
Quando confrontado por Satanás, Jesus fez uso do Antigo Testamento como fonte de autoridade ao dizer, “Está escrito,” (Mt. 4:4, 7, 10). “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido,” (Mt. 5:18).
Mas toda a Escritura é dividida em dois Testamentos: o que precedeu o advento e da paixão de Cristo, isto é, a Lei e os Profetas, é chamado de Velho Testamento. Mas as coisas que foram escritas após a Sua ressurreição são nomeadas Novo Testamento. Os judeus fazem uso do Velho Testamento e nós do Novo.
A fórmula de catequese dos Dez Mandamentos proposta pelo Compêndio do Catecismo da Igreja Católica é o seguinte:
Os Dez Mandamentos, ou Decálogo – 'dez palavras' -, é portanto a totalidade das leis que, de acordo com os escritos bíblicos, constituem os textos escritos diretamente pelo Criador em tábuas de pedra e assim doados a Moisés. Acredita-se que os originais foram destruídos e Deus teve que substituí-los por outros.
Os Dez Mandamentos
Os 18 Mandamentos | Super.
A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola.