resistência equivalente (circuito com apenas dois resistores): Req = (R1 . R2)/(R1 + R2); lei de Ohm: U = R . i.
Entenda o que isso significa.
Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compôem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação.
O resistor equivalente, é um resistor que podemos substituir todo o nosso circuito, por que ele tem o mesmo valor da resistência total desse circuito (por isso, resistência equivalente). ...
Quando duas resistências 1 e 2 são ligadas em série, a resistência equivalente é 16,0 Ω. Quando são ligadas em paralelo, a resistência equivalente é 3,0 Ω Determine o valor de cada resistencia.
Logo, a intensidade de corrente em uma associação de resistores em paralelo é a soma das correntes nos resistores associados. Desta forma, podemos notar que a corrente que passa em um resistor é inversamente proporcional ao valor da resistência.
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas, que atravessam uma determinada seção de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.
Corrente Iônica: Ocorre em soluções eletrolíticas, como o próprio nome diz, é composta pelo fluxo de íons positivos e negativos.