Como tirar a baba do quiabo
Para consumi-los, escolha quiabos frescos, novos e bem verdes, evitando aqueles que tenham manchas, ou que estejam amarelados. Lembre-se que quanto mais fresco, maior será seu potencial antioxidante. Um dos modos de tirar a baba do quiabo é cortar as pontas e deixar de molho durante 30 minutos no suco de um limão.
Geralmente é servido com molho de pimenta, farinha de mandioca e arroz. A quiabada consiste num guisado de carne fresca, cebolas, ao qual se adiciona carne de sertão e por fim quiabos. Existem duas formas de servir, com, a tradicional ou com camarão seco e azeite de dendê.
Modo de Preparo
O sabor é bastante suave, levemente adocicado e combina bem com outros ingredientes mais picantes. Mas, por ter uma textura viscosa (a famosa "baba") algumas pessoas evitam esse alimento. Esse legume é fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio.
Faça um refogado com alho e sal e se gostar acrescente cebola branca em rodelas,um pouquinho de vinagre. Deixe que ele seque bem. Para refogar coloque um mínimo de óleo,gotinha, o suficiente para fritar o tempero. Ele ficará delicioso,verdinho e sem baba.
Quando o jiló estiver um pouco cozido, jogue 1/4 de água na panela, tampe-a, e deixe a água evaporar enquanto, ao mesmo tempo, ela cozinha o jiló. Após a água secar, refoge o jiló um pouquinho mais para deixa-lo sequinho.
Dá pra amenizar: lave e seque os quiabos, depois mergulhe numa tigela com 500 ml de água e o caldo de 1 limão diluído. No lugar do limão, dá pra usar 100 ml de vinagre. Deixe ali por 15 minutos, depois lave novamente e em seguida corte os cabinhos. Daí é só utilizar conforme pede o seu preparo.
Após a colheita, o quiabo deve ser consumido rapidamente, pois fica murcho, fibroso e escurece em seguida. O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e deteriora-se. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos plásticos.
Uma dica é justamente colocá-los na geladeira. Deixe o maxixe no saco plástico na gaveta de legumes da geladeira, eles poderão durar até sete dias na geladeira sem ficar ruim. Pode ser que forme gotículas, se isso acontecer faça um furinho no plástico para permitir que entre um pouquinho de ar.
Lave a vagem e corte ou apare as pontas. Seque bem usando um papel toalha ou pano de prato. Colocar em um saco próprio para freezer e congele. Para preparar pegue o quanto for usar no saco e jogue direto na panela (sem descongelar).
Como armazenar: Retire as folhagem com cuidado para não cortar ou machucar as cenouras, e guarde em sacos plásticos fechados ou enrolada em papel toalha, para minimizar a umidade e mantenha na gaveta de legumes na geladeira, a cada dois dias o ideal é conferir e quando for usar escolha as que parecem estar mais ...
Mergulhe as raízes em um vaso ou vasilha com água fria, cubra todas as raízes com água e leve para a geladeira. Desta forma a cenoura vai resistir por até 15 dias na geladeira, crocante e sem perder vitaminas ou sua consistência.
Cenoura cozida também deve ser guardada na geladeira em recipiente hermético, mas irá durar bem menos que a crua, somente de três a cinco dias. É muito importante não deixar a cenoura cozida fora da geladeira por mais de duas horas, senão vai propagar bactéria!
A cenoura tá murcha e difícil de descascar. Coloque uma vasilha com água em temperatura ambiente. Tampe e leve a geladeira por vinte e quatro horas. Após vinte e quatro horas, ela hidrata, ó.
Se a cenoura estiver mole, ou com zonas macias significa que a cenoura está desgastada. Até pode não estar completamente estragada mas é melhor não arriscar uma doença grave.
Cenoura - crua ou ralada tende escurecer. Evite isso regando-a com suco de limão.
Veja se as cenouras estão murchas ou gosmentas. Quando uma cenoura estiver estragada, ela ficará molenga e gosmenta. Se esses sinais estiverem bem sutis, você ainda pode comê-las. As cenouras ficam com pontos brancos quando estão desidratadas. Isso não é sinal de que elas estão estragadas, mas é bom consumir logo.
No dia a dia explore a beterraba no preparo da salada. A versão cozida pode ser preparada no vapor para conservar ainda mais os nutrientes do alimento. ... Quando for comprar verifique se o alimento está firme. Se ao retirar da geladeira, a beterraba estiver murcha, isso quer dizer que não está mais apta para consumo.
Passos:
Para reavivar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por 1 minuto em água morna e depois em água gelada com um pouco de vinagre; Para fazer a desinfecção de verduras é necessário utilizar 1 colher de sopa de água sanitária para cada por um período de 15 minutos, só assim a desinfecção será efetiva.
Uma maneira de restaurar a alface murcha é colocar suas folhas em uma tigela com água que contém uma batata cozida, descascada e cortada ao meio. Depois, basta colocar o recipiente na geladeira e aguardar cerca de duas horas. Ao retirar a alface da água, ela ficará muito fresca e muito adequada para o consumo.
Separe folhas de papel-toalha Você deve estar se perguntando “mas que doideira é essa, TudoGostoso?” e a gente te responde: o papel-toalha vai absorver qualquer umidade da alface, impedindo que ela fique murcha e fazendo com que ela dure mais tempo.
Uma dica excelente que eu uso sempre é separar as folhas (vale pra alface, couve, acelga, escarola, rúcula, funciona com todas as folhas) e mergulhá-las numa tigela bem grande, cheia de água gelada e 2 colheres de sopa de qualquer vinagre. Mas a água tem que estar bem gelada!
Causas de murcha Excesso umidade do solo causando deterioração sistema radicular e a formação de uma crosta impermeável no solo. Isso interfere na troca de ar adequada. Negligência de afrouxamento após cada rega da planta (também forma uma crosta no solo e bloqueia o fluxo de oxigênio para as raízes).
Como manter o alface crocante por mais tempo
As suas folhas têm mais ferro do que a carne e mais cálcio do que o leite mas alguns especialistas alertam que a couve, quando comida em excesso, pode provocar problemas digestivos, hipotiroidismo, batimentos cardíacos irregulares e morte súbita.