O povo maia habitava as regiões das florestas tropicais de onde atualmente existe a Guatemala, Honduras e o sul do México, durante os séculos IV a IX a.C. Já os Astecas fizeram seu império no atual México, entre os séculos XIV e XVI, sendo uma sociedade altamente organizada e militarizada.
A economia da civilização asteca era baseada, principalmente em sua agricultura. Eles possuíam um cultivo agrícola muito desenvolvido e isso se deve às técnicas de cultivo que eles usavam, as chinampas – ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco, criada a partir de material orgânico do fundo do lago.
Resposta: Os astecas são originários dos povos mexicas que se estabeleceram no Vale do México por volta do século XIII. As lendas astecas falam que eles migraram de uma região lendária chamada Aztlán, que supostamente ficava no norte ou noroeste mexicano.
A sociedade asteca possuía o imperador como o topo da pirâmide social. Conhecido como Huey Tlatoani, o imperador asteca era visto como a representação do deus mais importante dos astecas: Tezcatlipoca. Abaixo do imperador estava a nobreza, grupo que possuía cargos na administração do império dos astecas.
Era comandada por um imperador, chefe do exército. Desenvolveram muito as técnicas agrícolas e construíram obras de drenagem. O artesanato deste povo era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. Ficaram conhecidos como um povo guerreiro.
Os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.
Os maias eram um povo pré-colombiano, que habitaram na região da Mesoamérica que hoje é o atual México, Guatemala, Belize, etc. Eles tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.
Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.
Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.
O militarismo Asteca era caracterizado por diversas camadas. Os Astecas eram treinados na escola para serem guerreiros. Havia dois grandes objetivos para esse fascínio militar. O primeiro era subjugar os outros povos estendendo os cinco reinos, aumentando a arrecadação de impostos e ampliando a hegemonia Azteca.