hábitos. Os exercícios físicos também são uma maneira de como regular a menstruação naturalmente, dado que eles ajudam a liberar endorfina, agindo sobre os hormônios sexuais e a ovulação. Além disso, eles também reduzem as cólicas e melhoram fatores como a lubrificação e a libido, e todos gostam dessa duplinha, né?
Se o ginecologista detectar algum problema de saúde, ele pode prescrever o uso de medicamentos para regular o ciclo menstrual. Geralmente, a pílula anticoncepcional é o produto mais indicado, mas não deve ser tomado aleatoriamente.
O que fazer: É importante consultar o ginecologista para que sejam avaliados os sintomas e sejam realizados exames de sangue e de imagem que ajudem a identificar a causa dos sintomas e da menstruação irregular, e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos para reposição ...
Medicamentos como a cicloprimogyna ou a base de progesterona como Ultrogestan ou Evocanil por exemplo, são boas alternativas para controlar a menstruação irregular mas apenas são indicados após o período ovulatório a ser detectado de acordo com a fase folicular e período fértil da mulher.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.