As lutas podem ser inseridas no contexto escolar não somente como outra modalidade como as tradicionais (futsal, basquetebol, voleibol e handebol), mas também a partir de atividades que possuem elementos da luta, como por exemplo, as brincadeiras de cabo-de-guerra, braço de ferro e outras.
Os Jogos de Luta são atividades recreativas organizadas para a Educação Física escolar que utilizam elementos próprios do conteúdo lutas. Representam a adaptação das lutas em forma de brincadeiras. ... Lutar é, antes de tudo, encontrar o outro fisicamente.
A prática das lutas apresenta valores que ajudam no desenvolvimento do cidadão, nas expressões corporais, nos movimentos, nas capacidades físicas envolvidas em sua prática, na moral e respeito entre os participantes, na promoção da saúde entre outros; sua realização se encaixa dentro dos conteúdos da educação física ...
As técnicas de lutas estão presentes nas artes marciais e também em sistemas militares. No campo dos esportes, ela é considerada a mais antiga modalidade, estando atrás apenas do atletismo.
As diversas lutas trazem benefícios comuns e trabalham com todas as valências físicas, como resistência, velocidade de reação, deslocamento e de movimentação dos membros, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, agilidade e ritmo.
No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivo e social, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação.
Destacam-se os ao menos três contextos diferentes nos quais as lutas são representadas em nossa sociedade de modo geral. ... Baixo rendimento - treinamento de alunos das escolas; inclusão de alunos nos contextos escolares; alto rendimento - treinamento de atletas de elite.
Porém as lutas além de serem modalidades esportivas também estão presentes no nosso dia a dia, como por exemplo a luta por território, a luta por um emprego, entre outros exemplos. Ela além de proporcionar aos alunos uma melhor condição física e motora, também pode ajudar na formação de um cidadão melhor.
Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto.
Existem diversas lutas ( artes marciais ) criadas no Brasil , dentre as mais conhecidas estão a capoeira e o jiu-jitsu brasileiro , sendo esses conhecidos no mundo todo através do Brasil.
O Muay thai apareceu em segundo lugar e o boxe em terceiro. O Brasil é o país do jiu-jitsu. A máxima poderia ter sido também: O Brasil é o país do futebol.
Por volta do século XVIII, os combates de luta aconteciam em feiras e nos circos. ... A luta livre foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1904. A luta livre feminina se tornou um esporte olímpico em 2004. No Brasil, um estilo de luta livre chamado Telecatch foi popular entre as décadas de 1960 e 1980.
A arte chegou em nosso país na década de 1920, e se popularizou tanto que o país se tornou referência no esporte.
O jiu-jitsu
A luta é caracterizada por possuir movimentos de combate a longa e a curta distância. As de longa distância inclui empurrões, socos, defesas, imobilizações, dentre outras ações. Já a de curta distância englobam uso de aparelhos como: lanças e espadas.
Krav Maga
Assim, caso esteja pensando em começar alguma arte marcial, vamos mostrar as lutas mais populares e seus benefícios, fique de olho!