Legumes cozidos (sobretudo cenouras, vagem e brócolis, que possuem maior crocância) também ajudam a chegar na consistência e sabor ideais. E voilà! Seu arroz está soltinho como deveria! Dica extra: Colocar uma colher de vinagre ou limão na água do arroz garante que ele fique sempre soltinho.
O tempo de repouso do arroz é essencial. Assim como em massas, esse tempo de descanso faz com que o grão fique na consistência perfeita sem correr risco de queimar. Para isso, desligue o fogo um pouquinho antes do arroz estar completamente cozido, tampe a panela e deixe-o por 5 minutos em repouso.
Para melhorar diarreia e outros problemas intestinais e estomacais, coloque 1 xícara (chá) de arroz em uma panela, cubra com água até ficar 2 dedos acima dos grãos e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a água ficar esbranquiçada. Coe e consuma a água.
Se você colocar mais água do que deveria, certamente terá um arroz empapado e mole demais. Por outro lado, se colocar pouca água, o arroz não vai cozinhar direito. Isso significa que no final da receita, você perceberá que o arroz está duro e não cresceu como deveria.
Lave bem o arroz em água fria, até que a água fique limpinha. ... É esse amido que torna o arroz grudento. Enquanto a água estiver esbranquiçada, ainda há amido para ser retirado. Deixar de molho é opcional, normalmente desnecessário para o arroz consumido no Brasil.
Coloque água fervente cobrindo o arroz, ficando cerca de 2 dedos acima. Coloque o sal, mexa e deixe cozinhar. Quando a água estiver quase seca (fazendo algumas bolhinhas), tampe bem a panela e abaixe fogo até o mínimo deixando secar totalmente (estalando).
Quando o arroz estiver pronto e seco, mexa com garfo, de um lado para o outro da panela, soltando os grãos. Isso vai evitar que ele vire um 'bloco' ajudando a ficar bem 'soltinho'.
7 dicas para você fazer o arroz soltinho mais perfeito da sua...
Despeje o arroz em um escorredor de macarrão ou peneira de inox, se o buracos forrem muitos grandes, forre o recipiente com um pano de prato limpo. Coloque em cima de uma panela que tenha de 4 a 5 dedos de água. Deixe no fogo até a água ferver, desta forma o arroz ficará aquecido, úmido e soltinho.
Pra você esquentar aquele macarrão do almoço sem ele ficar zuado, é só fazer isso em banho maria. Ele fica como feito na hora. Acrescente um pouco de molho extra, ai ele ficará perfeito. Outra curiosidade é que você não precisa colocar óleo ou azeite para evitar que o macarrão grude.
Os especialistas destacam ainda que o arroz não deve ficar mais do que um dia no frigorífico, deve ser aquecido apenas uma vez e deve aquecê-lo até fumegar, de forma a se certificar de que está bem quente e de que a maioria das bactérias morre.
E você achando que a panela elétrica era somente para fazer o arroz! Pois saiba que, feito da forma correta, ele pode ficar perfeito se aquecido nela. Algumas panelas elétricas têm a função de aquecer, mas se não tiver, tudo bem.
Por isso, não é de se espantar que a panela elétrica também ajude a prepará-lo, né? E nem tem mistério quanto a isso, já que é só deixar a água esquentar na panela (lembrando de mantê-la fechada para ferver mais rápido) e depois acrescentar o macarrão e o sal.
Numa panela, coloque um pouco de água e deixe fever no fogão. Coloque a comida em um recipiente (preferencialmente de vidro) ou panela menor e coloque-o em cima da panela com água. Vá misturando os alimentos para que tudo fique bem aquecido.
Nessa bandeja é coloca um pouco de água que irá ferver quando a marmita estiver ligada na tomada. Ou seja, com a marmita elétrica a sua comida será aquecida por meio de vapor, sem ondas eletromagnéticas, o que ajuda a manter o sabor, a textura e as propriedades dos alimentos.
Tabela de Comparação das Melhores Marmitas Elétricas
Evite colocar os alimentos ainda quentes Colocar os alimentos ainda quentes na marmita faz com que eles produzam vapor e fiquem úmidos. Além de perderem a textura original, correm o risco de azedar. Por isso, é necessário deixar que esfriem, com ou sem a ajuda do congelador.
4 horas
Cubra o prato quente com uma tampa ou papel-alumínio antes de fechá-lo na bolsa e deixe lá por no máximo três horas antes de servir o prato. As bolsas térmicas podem ser compradas em grandes supermercados ou lojas de artigos para cozinha. Existem opções reutilizáveis e descartáveis.
Bolsas térmicas preservam alimentos por até 2h; veja dicas de conservação para o verão. O verão começa em 16 dias cheio de oportunidades convidativas para aproveitar tantos dias longos, quentes e ensolarados.
Nunca coloque os alimentos ainda quentes no congelador, pois, além de facilitar o armazenamento de água junto ao alimento, isso irá elevar o consumo do aparelho. Mantenha sempre o freezer a -18ºC ou menos.
Para a sua comida não há mal nenhum. ... Se você colocar um alimento quente dentro, sua geladeira vai forçar para regular a temperatura. A parte boa é que os modelos atuais são mais econômicos e esse “esforço a mais” é tão mínimo que dificilmente vai impactar a sua conta de luz.
É preciso esperar o alimento resfriar antes de congelá-lo Mito. ... O ideal é exatamente o oposto: congelar a refeição ou o alimento ainda quente. Isso vai, inclusive, determinar o tempo de duração no seu freezer. Esperar a sua comida esfriar em cima da pia pode deixá-la mais exposta.
Antes de congelar uma preparação, é necessário esperar que ela esfrie primeiro. Assim que isso acontecer, transfira-a para a embalagem, feche bem e leve ao congelador. Os alimentos crus não podem ser congelados duas vezes. Uma vez descongelados, eles precisam ser cozidos, senão estragam.
Congelar alimentos é uma solução prática, mas nem todos os produtos podem ir ao freezer.
11 alimentos que não deve congelar
9 regras de ouro para congelar a comida
Tenha o freezer a uma temperatura no mínino -10ºC para poder congelar alimentos cozidos e não perder os seus nutrientes. Use alimentos de qualidade, cozinhe o alimento ainda fresco, não o deixe perdido na geladeira e depois o cozinhe.
A marmita fit para congelar é uma boa opção para quem não tem tempo de cozinhar durante a semana e ainda assim deseja manter uma alimentação saudável....A lista inclui:
Como fazer marmitas congeladas para vender – passo a passo