A Gestão de RH é uma área estratégica em empresas. Sua missão é fazer com que a organização e o colaborador alcancem os seus objetivos e mantenham uma relação trabalhista vantajosa. ... Os objetivos dos funcionários e do negócio são considerados e o RH trabalha para assegurar um ambiente corporativo agradável e motivador.
Um recurso é o que temos disponível e podemos usar para resolver os problemas de organização já o capital é o valor que esse recurso nos trás… Em simples palavras o melhor Activo de uma empresa são os Recursos Humanos, eles sim são o Capital da empresa, bom trabalho e desempenho do mesmo faz a diferença de uma equipa…
O capital humano leva em conta os atributos que um colaborador adquiriu através de experiência, educação e perícia. ... Um profissional que reúna capacidades, habilidades, conhecimento e informação importantes para a execução das suas atividades pode ser visto como um capital humano da organização.
Assim, a Gestão de Pessoas com foco no capital humano traz vários benefícios para as empresas, entre eles: melhoria da qualidade e produtividade das equipes; ... otimização no clima organizacional e qualidade das relações de trabalho; profissionalização dos processos de mudança e gestão organizacional.
Gestão do capital humano: 4 passos para melhorar os resultados
Proporcionar um ambiente de trabalho aberto à opiniões e decisões fundamental para o crescimento de todos. A valorização do capital humano também acontece quando o colaborador sente confiança em si mesmo e quando compreende que há confiança depositada nele.
Valorizar as pessoas e as ideias que as rodeiam é chamado de valorização do capital humano nas organizações, e isso nos dias atuais tem sido objeto de desejo das organizações, porque pessoas podem gerar novas ideias, novos objetivos, e assim, fazer a organização crescer.
Adotar estratégias contínuas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é uma ótima ideia para fortalecer seu capital humano, seja considerando os aspectos técnicos ou comportamentais dos profissionais que influenciam sim em seu trabalho e, consequentemente, o desempenho da empresa.
O Capital Intelectual que está na mente das pessoas, atualmente é considerado o recurso mais importante que uma organização pode ter. Admitindo a importância do Capital Intelectual, este é denominado como a nova vantagem competitiva, ou seja, um diferencial na obtenção de sucesso e recursos de uma instituição.
E mais uma vez, podemos perceber que o capital intelectual é a verdadeira vantagem competitiva das empresas. Clientes felizes, que participam de experiências inesquecíveis junto a uma marca, geram maior valor para a empresa, tanto no aumento do ticket médio quanto na atração de novos clientes por meio de recomendações.
O capital intelectual é a soma do conhecimento e de informações de todos os colaboradores de uma organização. ... A gestão de conhecimento é responsável por formalizar e sistematizar os processos de gestão, identificação e controle do capital intelectual.
Capital intelectual diz respeito ao valor gerado pelo conhecimento disponível dentro de uma organização. O Capital Intelectual representa a junção de três tipos de capital: Capital Interno: processos, modelos, conceitos, sistemas informacionais e administrativos.
Segundo Edvinsson e Malone (1998), o Capital Intelectual pode ser composto por seis capitais que vazem parte da estrutura de valor de mercado de uma organização: o humano, estrutural, de clientes, organizacional, de inovação e de processos. ... É justamente nele que se iniciam os processos de inovação.
Stewart diz que “o capital intelectual pode ser dividido em três grandes capitais. O capital humano, o capital estrutural e o capital do cliente. Todos são intangíveis, mas descrevem coisas tangíveis para os executivos. É o intercâmbio entre eles que cria o Capital Intelectual.”
O capital intelectual é formado pelo talento e pela competência de pessoas. Para que ele seja aproveitado é importante que a empresa saiba onde buscá-lo e como realizar sua gestão. ... Assim, para que o conhecimento seja valorizado, o capital intelectual deve ser desenvolvido no quesito conhecimento.
Dicas para a gestão do capital intelectual
Como uma empresa pode potencializar seu capital intelectual?
Como fazer a gestão do capital intelectual
Gerando fonte de recursos imprescindíveis para o bom desenvolvimento de uma empresa, a criatividade e tecnologia aliada ao conhecimento faz com que o ativo da empresa possa crescer surpreendentemente através do Capital Intelectual.
O capital intelectual é considerado, no mercado atual, como a fonte que mais agrega valos às empresas, pois está diretamente ligado ao desenvolvimento da marca, dos clientes, dos canais de distribuição, do processo decisório etc, além de proporcionar criatividade, proatividade e principalmente conhecimento.
Os resultados do estudo do comportamento organizacional permitem uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível. ... Permite uma visão mais abrangente sobre o capital humano disponível; Possibilita trabalhar a resiliência do grupo de modo a se adaptar às mais variadas situações no cotidiano corporativo.
Por que, na sociedade do conhecimento, a área de Recursos Humanos ganhou importância ainda maior? R: A área de RH ganhou destaque por ser aquela que recruta os novos colaboradores. Não é necessário apenas escolher pessoas que tenham estudado sobre a área. É preciso muito mais.
Tal afirmação é baseada no pressuposto de que o alinhamento de objetivos individuais e das equipes às metas da organização implica o maior envolvimento dos funcionários de todos os níveis, os quais passam a se sentir, pessoalmente, responsáveis pelo desempenho da organização.
Já dei muitos treinamentos em empresas, já fiz diversos workshops e palestras, ministrei cursos e atendimentos de Coaching e Mentorias e percebo que existe um “gap” muito grande entre o que se fala e o que se faz nas organizações. ...
produção de conhecimento - capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relevantes a sua profissão. liderança - capacidade de dirigir pessoas e obter o melhor delas. ... criatividade - capacidade de inovar, criar métodos e soluções novas.
É ter o diferencial de saber que o conhecimento gerado dentro da companhia vai ser armazenado, trabalhado e transformado continuamente ali dentro, em prol da expansão, do crescimento e do aprimoramento das práticas e dos produtos oferecidos.
São chamadas de características ou aspectos técnicos ou naturais a toda informação que é própria de um sujeito, objeto ou estado e definida como tal. ... Por exemplo, o estabelecimento das características técnicas que configuram a um dispositivo ou artefato tecnológico.