As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
Organelas celulares
Entre as principais organelas encontradas, podemos citar o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, as mitocôndrias, o peroxissomo, centríolos e cloroplastos (ausente em células animais).
A célula eucarionte apresenta núcleo, sendo essa a principal característica usada para diferenciá-la de uma célula procarionte. Essas últimas, além de não apresentarem núcleo verdadeiro, são desprovidas de organelas.
Lisossomos: estruturas responsáveis pela digestão celular. Mitocôndrias: estrutura responsável pela respiração celular e a produção de energia. Centríolos: estrutura celular que auxilia na divisão celular (mitose e meiose). Peroxissomos: estrutura arredondada responsável pelo armazenamento de enzimas.
As Células eucariontes apresentam duas partes bem distintas, o citoplasma e o núcleo, entre as quais as moléculas transitam nos dois sentidos.
A membrana plasmática tem como seus componentes mais abundantes os fosfolipídios, o colesterol e as proteínas.
A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular. Não pare agora...
A membrana plasmática é quimicamente constituída por lipídios (glicolipídeos, colesterol e os fosfolipídeos) e proteínas. ... Os fosfolipídios estão dispostos em uma camada dupla, a bicamada lipídica. Eles estão conectadas às gorduras e proteínas que compõem as membranas celulares.
Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos. Já o transporte mediado por proteínas carreadoras é utilizado por fármacos grandes e polares (hidrofílicos).
A substância atravessa a membrana através da própria membrana ou através de canais. Entre as substâncias que podem ser transportadas desse modo, podemos citar o oxigênio e o gás carbônico. ... Difusão facilitada: uma substância é transportada por meio da participação de proteínas presentes na membrana.
O transporte ativo é o que ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Nesse caso, o transporte de substâncias ocorre do local de menor para o de maior concentração. Ou seja, contra um gradiente de concentração.
Osmose
Quando colocamos hemácias em meio hipertônico, a célula perde água ficando murcha (plasmolisada) (a). ... Caso o processo de entrar mais água na célula continue, ela vai inchar ainda mais e provocar o rompimento da Membrana, ocorrendo a hemólise.
a) O transporte desabilitado é o transporte ativo, mecanismo dependente de gasto energético para sua ocorrência, sendo a bomba de sódio e potássio um exemplo desse tipo de transporte, onde tem-se a saída de sódio e a entrada de potássio em neurônios por exemplo, gerando uma situação de polarização.
O transporte ativo é realizado por proteínas carreadoras e utiliza energia sob a forma de ATP para realizar o transporte de íons e outras substâncias através da membrana plasmática contra um gradiente de concentração, ou seja, é neste tipo de transporte que um íon localizado em uma região de baixa concentração pode ser ...
Para obter pedaços de membrana plasmática de células animais para estudo, os cientistas devem colocar as células em meio hipotônico (muito solvente, pouco soluto), assim a célula vai "sugar" o líquido que está em excesso no meio hipotônico para dissolver o soluto.
Para entendermos o impulso nervoso e a neurotransmissão, é fundamental a compreensão da biofísica de membranas: os processos de transporte passivo e ativo, a ação dos canais de sódio e potássio e a ação da Na+K+ ATPASE , também chamada de bomba de sódio e potássio.
A disciplina de Bioquímica é fundamental para a formação dos profissionais de saúde uma vez que possibilita ao discente da área de saúde compreender os processos biológicos a nível molecular o que viabilizar o entendimento dos mecanismos celulares envolvidos no desenvolvimento dos processos patológicos nos sistemas.