“Testamos em laboratórios alguns produtos que a população costuma usar para evitar as aranhas como querosene, óleo diesel, cânfora, amaciantes, óleo de cravo, naftalina e nada funcionou. Repelente comum contra aranha-marrom também não funciona.
Use um aspirador de pó.
O veneno da aranha armadeira e seus sintomas Em crianças e pessoas idosas pode levar à morte. Entre os sintomas do veneno estão: dor no local da picada, pulso rápido, febre, suor, problemas respiratórios, vertigens e vômitos. É importante encaminhar a pessoa picada com urgência ao serviço médico.
Sua teia lembra um algodão esgarçado. A picada não provoca muita dor, mas algumas horas após, surge no local uma lesão dura e escura que pode evoluir para necrose se não houver tratamento. A aranha armadeira chega a 15 cm de comprimento (contando as patas) e é agressiva.
Manifestações locais associadas à sudorese, taquicardia, vômitos ocasionais, agitação, hipertensão arterial. Prostração, sudorese profusa, hipotensão, priapismo, diarreia, bradicardia, arritmias cardíacas, convulsões, cianose, edema pulmonar, choque.
O veneno e os acidentes com aranhas caranguejeiras Geralmente, os acidentes estão relacionados com os pelos urticantes das caranguejeiras. Em contato com a pele podem ocasionar irritação, ardor e sensação de queimadura. Os pelos urticantes também podem penetrar nas vias respiratórias e olhos provocando coceiras.
As picadas de abelhas, vespas, vespões e formigas geralmente causam dor, vermelhidão na pele, inchaço e coceira. As reações alérgicas não são comuns, mas podem ser sérias. Os ferrões devem ser removidos e os sintomas podem ser aliviados com um creme ou uma pomada.
- Coloque bolsa de gelo sobre a picada para aliviar a dor e o inchaço. - A coceira pode ser aliviada com pomada de hidrocortisona a 1%. - Se ocorrer reação alérgica ou se as picadas tiverem atingido uma área grande, procure auxílio médico.
Pomadas para picada de inseto
Essa reação normalmente se resolve em 30 a 60 minutos e a coceira intensa permanece por 24 horas. Após, forma-se uma pápula que evolui para uma pústula estéril em mais ou menos 24 horas, o que é patognomônico de picada desta formiga (Figuras 2 e 3).
A picada pode ser removida raspando o para fora com os pregos longos do dedo ou com um cartão afiado duro. A picada não deve ser espremida do guardarado com pinça enquanto pode romper o saco do veneno e liberar o veneno na pele.
O tratamento do acidente por Solenopsis sp (lava-pés) deve ser feito pelo uso imediato de compressas frias locais, seguido da aplicação de corticoides tópicos. A analgesia (diminuição da dor) pode ser feita com paracetamol e há sempre a indicação do uso de anti-histamínicos por via oral.
As ferroadas das formigas-lava-pés ardem por causa da presença de uma mistura complexa de alcalóides piperidínicos tóxicos e insolúveis em água. O veneno destas formigas é mais de 95% feito destes alcalóides, chamados de "solenopsinas".
Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à ferroada de uma abelha, ou vespa, são:
Uma reação normal à ferroada de abelha, vespa ou marimbondo inclui coceira, vermelhidão e inchaço no local da picada....Os sinais de uma reação mais grave que pode resultar em anafilaxia são:
Lave a região afetada com água fria e sabão; Passe um antisséptico na pele; Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor; Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.