Densidade radiográfica ou densidade óptica refere-se ao grau de enegrecimento da imagem. Quanto mais elevado esse grau, mais escura será a imagem e, assim, menor será a quantidade de luz que passará pela radiografia quando o médico colocar o exame na frente do negatoscópio ou de um foco de luz.
Assim, temos em ordem crescente cinco densidades radiológicas básicas: ar, gordura, água, cálcio e metal.
Os raios X são uma forma de radiação ionizante, possuindo energia suficiente para penetrar no tecido humano, interagindo com seus átomos. - Os raios X que não foram absorvidos são os responsáveis pela exposição do detector e, portanto, pela formação da imagem.
Em sistemas digitais, como em radiografia computadorizada ou digital, há conversão da radiação em sinais digitais, conforme visto no módulo II. A imagem digital obtida é uma função bidimensional da intensidade de luz detectada para cada ponto do espaço.
Os aspectos que influenciam a nitidez das imagens são:
Classificam-se os tecidos numa escala que vai de radiotransparente (a radiação atravessa facilmente) a radiopaco (absorvem de tal maneira a radiação que pouco ou nenhuma consegue atravessar).
Se a altura do sol decresce, o percurso dos raios solares através da atmosfera cresce (Fig. 2.
Absorção ocorre quando um corpo escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todas as cores e reflete a luz de sua própria cor. Exemplo: Um corpo vermelho, iluminado por uma luz branca, absorve todas as cores e reflete o vermelho.
Reflexão, absorção e refração A reflexão pode ser de dois tipos: regular e difusa. ... Refração: a luz incidente atravessa S e continua a se propagar no outro meio. Ocorre quando S separa dois meios transparentes (ar e água, água e vidro, etc.) Absorção: a luz incidente em S não se reflete e nem se refrata.
Como a interação da luz com a matéria depende da estrutura química dos compostos, o espectro de absorção é uma forma de caracterização que permite verificar qual a faixa de comprimento de onda em que um dado composto apresenta sua maior afinidade de absorção.
Espectro: conjunto de comprimentos de onda emitidos ou absorvidos pelo elemento. Espectro de emissão: linhas coloridas obtidas pela dispersão da luz emitida pela amostra. ... Espectro de absorção: linhas escuras obtidas ao transmitir luz branca atraves da amostra.
A cor preta absorve todas as cores e não reflete nenhuma. Dessa forma, ela absorve grande quantidade de energia, e uma das mais fáceis formas de dissipar energia é transformando-a em calor.
Há um consenso em dizer que o preto é uma cor (acromática) porque, afinal, nós o percebemos assim. Para as leis fa Física, no entanto, o preto, na verdade, é a ausência de cor porque uma cor só surge quando a luz é refletida. E o preto não reflete luz. Ao contrário, ele absorve, como você confere no vídeo fo Futurando.
Corpos pretos no nosso cotidiano não são CORPOS NEGROS pois absorvem parcialmente a luz que lhes ilumina. Então os corpos pretos que observamos não encaixam no ideal que expuseste acima: “um objeto preto absorve tudo e não reflete nada”.
Absorção da luz é um fenômeno óptico que ocorre quando a radiação eletromagnética visível incide sobre a superfície de algum material, de forma que alguma parcela da energia carregada por essa luz permaneça retida nele. Os materiais capazes de absorver a luz visível são chamados de opacos.
Verificado por especialistas nas transformações físicas, tanto a fusão, bem como a vaporização (evaporação, ebulição e calefação), se processam com absorção de energia, tratando-se, assim, de processos endotérmicos, com entalpia superior a zero.
As cores das coisas são determinadas pela frequência da luz. ... Caso iluminemos um objeto opaco com luz branca, veremos que parte dessa luz é absorvida e outra parte é refletida. Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele.
Quando um objeto é iluminado, ele absorve algumas cores do espectro da luz incidente e reflete outras. A cor com que o objeto é visto será determinada pelas cores que ele reflete. ... Um objeto de vidro transparente azul tem essa cor porque reflete todas as cores.
Dessa forma, damos o nome de luz monocromática àquela que é constituída por uma única cor, como a luz amarela, que é emitida pelo vapor de sódio contido nas lâmpadas com essa substância. A luz policromática é constituída por duas ou mais cores, como a luz branca do Sol.
Resposta:luz monocromática é aquela que é formada por apenas por uma única cor. Já a luz policromatica é aquela composta por dois ou mais cores combinadas.
Um exemplo de dispositivo que emite luz monocromática são as lâmpadas antigas de sódio, que produziam uma luz amarela, outro exemplo muito conhecido é o laser. A luz policromática é composta por duas ou mais cores monocromáticas.