A maior parte dos pacientes tem a sensação de dor e edema - inchaço. Pode haver falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável.
Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço. Algumas lesões nos ligamentos do joelho são muito ocmuns na prática de esportes, como a do ligamento cruzado anterior.
O tratamento inicial desse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. Recomenda-se uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação médica para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.
O tempo de recuperação depende muito da gravidade da torção, mas geralmente os atletas podem voltar a praticar desporto cerca 3-6 meses após a lesão, mas isso vai depender da gravidade da lesão e do tipo de tratamento realizado. Os atletas que realizam sessões de fisioterapia diariamente se recuperam mais rápido.