A imunoprecipitação é realizada com anticorpos ligados à agarose e sedimentação deste complexo por centrifugação. A ligação do anticorpo à agarose é geralmente feita através da proteína A bacteriana. Portanto, se acopla o anticorpo à proteína A e é agarose comercial e depois se adiciona este complexo ao lisado celular.
Reação de Hemaglutinação é um exame de laboratório que utiliza glóbulos vermelhos e anticorpos (imunoglobulinas M e G) para verificar a presença de um antígeno no sangue.
Auto aglutinação são glóbulos vermelhos de um indivíduo que possuirá autoanticorpos contra seu próprio soro sanguíneo.
O teste de aglutinação indireta ou passiva emprega a adsorção de anticorpos ou antígenos solúveis proteicos ou polissacarídeos na superfície de micropartículas inertes (suportes) que não interferem na interação antígeno-anticorpo, como plásticos, gelatina, carvão e hemácias formolizadas de aves e carneiros.
Tipos de Imunofluorescência: Este é incubado com o soro do paciente teste, para saber se tem auto-anticorpos. Após a reação, coloca-se um segundo anticorpo (reação indireta), contra imunoglobulinas humanas, marcados com fluoresceína ou rodamina. A reação positiva indica presença de auto-anticorpos.
Dentre esses, o teste imunoensaio quimioluminecente de partículas (CMIA) é um teste automatizado, que apresenta sensibilidade e especificidade superiores a 99%.
O teste de enzimaimunoensaio (ELISA) para detectar a presença de anticorpos contra o vírus HIV, por exemplo, pode apresentar resultados falsos positivos, em alguns casos, pela interferência de alguns fatores, tais como portadores de artrite reumatóide, doenças autoimunes, infecção viral aguda, doença imunológica da ...
Esse exame é feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório para análise. A partir do resultado do exame é possível identificar a concentração do hormônio hCG no sangue e, a depender da concentração, indicar a semana de gestação.
O teste de “ELISA” (do inglês “Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) se baseia reações antígeno-anticorpo detectáveis através de reações enzimáticas. A enzima mais comumente utilizada nestas provas é a peroxidase, que catalisa a reação de desdobramento da água oxigenada (H2O2) em H2O mais O2.