Cercamentos são o processo de exclusão dos trabalhadores de seu meio de sustento, as terras produtivas, na transição do feudalismo para o capitalismo, mediante sua transformação em propriedade. ... A transformação do feudo em propriedade transformou os senhores feudais em capitalistas.
A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas.
A Política de Cercamentos, ocorrida na Inglaterra no século XVII, marcou o início da Revolução Industrial. ... Isso levou à migração em massa dos camponeses para as cidades, o que gerou uma mão de obra ociosa que aceitaria qualquer trabalho nas indústrias.
Com a Lei de Cercamentos, a burguesia pôde se desenvolver na zona rural, transformando os camponeses em operários e criando as bases para a Revolução Agrícola. ... A paisagem rural inglesa que era caracterizada pelo openfield (o campo aberto, sem vedação) passou a ter sua exploração nos campos fechados.
Resposta: Entre as consequências do cercamento podemos citar: *Êxodo Rural - As pessoas abandonavam os campos indo agora para as cidades, tal movimento possibilitou a criação da força de trabalho operaria e manufatureira. ... *Queda da agricultura de sub existência, agora os trabalhadores da cidade eram assalariados.
Um dos efeitos da lei dos cercamentos na Inglaterra foi a mobilização de uma grande massa de camponeses em direção aos centros industriais. Isso acabou por formar o contingente de pessoas que se transformaria na classe operária inglesa, que foi decisiva para o desenvolvimento da indústria.
Os cercamentos de certa forma foram importantes, até mesmo para a sociologia. ... Isso por que os camponeses som esse processo de cercamento foram obrigados a abandonar suas terras no campo e com isso tiveram que ir para a cidade a procura de empregos nas fábricas, o que beneficiou muito as indústrias daquela época.
Resposta: 1: POIS OS CAMPONESES HAVIAM SIDO EXPULSOS DE SUAS TERRAS PARA QUE AS PASTAGENS DE OVELHAS FOSSEM AMPLIADAS. 2: OS CERCAMENTOS PROVOCARAM A EXPULSÃO DOS CAMPONESES DE SUAS TERRAS E CONSEQUENTEMENTE UM ÊXODO RURAL, POIS ELES FORAM OBRIGADOS A MIGRAR PARA A CIDADE.
A política de cercamentos favoreceu a revolução industrial por ter criado a mão de obra barata necessária para o trabalho industrial, estabelecendo uma relação de supremacia econômica da cidade sobre o campo a partir do período.
Resposta. Os cercamentos foi basicamente o cercamento das propriedades camponesas pela burguesia,tomando a terra dos camponeses e colocando ovelha no lugar,para a produção de lã,fazendo com que os camponeses migrassem para as cidades e consequentemente ocorresse a Revolução industrial!!
Resposta. Os camponeses perderam as suas terras, forçados a abandonar o campo para trabalhar nas cidades (manufaturas e indústrias) ou migrar para a América, em busca de ter novamente um pedaço de terra para sustentar suas famílias.
As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos.
Alguns dos principais acontecimentos desse período foram a surgimento de novos setores da indústria, assim como sua expansão, o uso de novas fontes de energia, o desenvolvimento tecnológico (telégrafo, telefone, lâmpada elétrica e outros) e a revolução dos transportes (invenção do automóvel e avião, por exemplo).