Os compostos orgânicos se diferenciam dos demais através de certas propriedades, como: Solubilidade, Temperatura de fusão e ebulição e Combustibilidade. Vejamos do que se trata cada uma delas. Sabe-se que, para uma substância ser solúvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade.
Compostos orgânicos são praticamente insolúveis em água, mas por outro lado, tendem a se dissolver em outros compostos orgânicos, sejam eles polares ou apolares. Toda regra tem exceção e alguns compostos orgânicos que são polares podem se dissolver na água, como o ácido acético, açúcar, álcool comum, acetona, etc.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. ... Os compostos orgânicos sintéticos são criados em laboratório.
As propriedades que os compostos moleculares geralmente apresentam são: Baixos ponto de fusão e ebulição quando comparados aos compostos iônicos; Apresentam baixa dureza; ... Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.
Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade.
Estes retículos é que fazem com que os compostos iônicos apresentem as seguintes propriedades:
PROPRIEDADES DOS COMPOSTOS IÔNICOS: - Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição; -São sólidos à temperatura ambiente (25°C); -São duros e quebradiços; -Em água sofrem dissociação(separação); -Conduzem corrente elétrica quando estão no estado líquido; -Todo composto iônico é polar.
Em química, um composto iónico ou composto iônico é um composto químico no qual existem Íons ligados numa estrutura gradeada através de ligações iônicas. ... Portanto, numa ligação iônica, para que ocorra a atração eletrostática deve haver, ao menos, uma carga positiva e outra negativa.
Os átomos adquirem a estabilidade através das ligações, podendo se tornar tanto um cátion quanto um ânion.
O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.
A Teoria do Octeto determina que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência com oito elétrons. Sendo assim, o átomo é considerado estável quando apresentar 8 elétrons em sua última camada da eletrosfera.
Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.
A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. ... A única exceção é o elemento Hélio que possui 2 elétrons. Quando o átomo possui oito elétrons na camada de valência, ele alcança a sua estabilidade.
Ocorre somente com átomos de elementos não metálicos do terceiro período em diante, ou seja, que possuem três ou mais camadas eletrônicas. Isso porque esses átomos possuem orbitais d vazios que podem acomodar 10, 12 ou mais elétrons.
Na regra do octeto diz que um elemento químico deve ter 8 elétrons na sua camada de valência, a camada de valência do S é (3s2 , 3p4) ele tem 6 , então ele precisa ganhar 2 elétrons para passar a ter 8.
Cada átomo de enxofre e de oxigênio possuem 6 elétrons em suas camadas de valências, assim, eles precisam receber 2 elétrons cada um. ... Veja que nesse caso temos três átomos na molécula, podendo, então, haver a migração da ligação de um átomo para o outro.
Porque os elementos do 2º período nunca excedem o octeto nas suas camadas de valência? Porque elementos do 2º período tem n = 2, l =0,1 ou seja l = s, p. Assim, 2s2 2p6 cabendo no máximo 8 elétrons no 2º nível de energia.
Assim, o Oxigênio adquire a estabilidade através dos dois elétrons compartilhados, assim como o Hidrogênio, que adquire mais um elétrons na camada de valência. Essa é a ligação que ocorre formando moléculas de água.
Resposta: Até o momento* é o Carbono C. Explicação: Pois os demais elementos listados podem expandir a suas camadas de valência comportando ao máximo dobro de elétrons de sua camada de valência, por exemplo o enxofre (S) pode comportar 8, 10 e 12, já o fósforo (P) pode comportar 5 e 10.
Para obedecer à regra do octeto, o oxigênio precisa para se estabilizar de mais dois elétrons na última camada. O átomo de hidrogênio é uma exceção a regra do octeto se estabilizando com apenas dois elétrons.