Os frutos vermelhos e saborosos chamaram a atenção de quem passou pela feira. De acordo com o consultor do Sebrae Genésio Comel, a produção de tomate em estufa é uma boa alternativa de renda para as pequenas propriedades. Numa estufa de 500 metros quadrados, o agricultor pode faturar R$ 15 mil por ano.
O potencial produtivo varia entre 10 e 14 mil caixas por hectare, sendo que a média nacional é de até 5 mil cx/ha. O custo de produção do superadensado é superior em cerca de 30% se comparado ao plantio tradicional.
120 dias
Aspirina. Deite 2-3 aspirinas no buraco onde for plantar o tomateiro – podem ser inteiras ou partidas aos bocadinhos. Esta prática estimula o sistema imunitário da planta, mantém afastadas doenças como a ferrugem e também ajuda a produzir mais frutos. Também pode pulverizar as plantas com as aspirinas diluídas em água.
Enxofre. O enxofre é importante para produtividade em geral do tomate. A aplicação de enxofre é exigida ao longo de toda a safra. Os solos são frequentemente deficientes em enxofre, e aplicações foliares podem ser mais eficientes do que a aplicação de fertilizante no solo.
Para um crescimento saudável, reserve um espaço com bastante incidência de luz solar ao tomateiro. Além de gostar muito de luz, os tomates gostam de água. Então independente do cultivo escolhido, faça as regas regulares para que a raiz da planta esteja sempre úmida, mesmo que a superfície da terra não esteja.
Em termos de rega, os tomates requerem água em abundância, principalmente na zona das raízes, que deve estar sempre húmida. Quando o tomateiro já tiver quatro ramos com flores, deve-se cortar a parte superior do caule principal para impulsionar o amadurecimento dos tomates.
2,5 litros
Murcha Bacteriana
A murchadeira ou murcha bacteriana é causada pela bactéria fitopatogênica Ralstonia solanacearum, que é uma habitante natural do solo e afeta diversas famílias de plantas. Ela é uma doença complexa porque pode prejudicar as lavouras em estágios diferentes.
Os pontos da planta mais sensíveis ao ataque inicial da doença são aqueles onde há um acúmulo de água, como as bifurcações do caule e a região peduncular dos frutos. O caule afetado escurece e seca devido ao apodrecimento da medula. Nos frutos, o ataque ocorre principalmente a partir de ferimentos causados por insetos.
FUNGOS | Misture uma parte de vinagre em duas partes de água e borrife nas plantas para se ver livre dos fungos. Trocar o ingrediente por leite de magnésia também resolve o problema.
O bicarbonato de sódio tem sido usado há muito tempo como uma forma de controle barato para o fungo branco nas plantas.