adjetivo Que nasceu sob a má influência de um astro; desgraçado, desventurado. Diz-se daquele para quem tudo corre mal. Funesto, fúnebre.
Ambas as formas são correctas, mas a expressão usual é «dar à luz», quando se trata de seres humanos. Assim, parir (do lat[im] parĕre, "produzir; gerar") significa «expelir do útero (feto, placenta e anexos embrionários); dar à luz (filhos, crias)» ou, em sentido figurado, «produzir; criar» e «causar».
Por sua vez, agricultura irrigada é o termo utilizado para designar as áreas agrícolas onde se faz uso da irrigação. Mas apenas o fornecimento de água às plantas não é garantia de uma lavoura de sucesso! Uma boa agricultura irrigada é feita com planejamento, monitoramento e gestão da irrigação.
Agricultura de irrigação é uma agricultura que possui um conjunto de técnicas e equipamentos especializados, que tem por objetivo: irrigar as plantas, proporcionando uma boa produtividade.
São áreas co infra-estrutura e procedimentos capazes de permitir a aplicação da água nas culturas agrícolas.
Segundo o levantamento, a Região que apresenta a maior extensão de área irrigada é o Sudeste, com 2.
Em áreas próximas à Planície da Mesopotâmia, a qual abrange as bacias hidrográficas do rio Tigre e Eufrates, é feito principalmente o cultivo de cereais. Os principais produtos agrícolas da Arábia Saudita são tâmaras e cereais.
O primeiro texto legal sobre a irrigação no Brasil data de 25 de junho de 1979, com a edição da Lei nº 6.
A importância da irrigação consiste em complementar a disponibilidade da água provida naturalmente pela chuva, proporcionando ao solo teor de umidade suficiente para suprir as necessidades hídricas das culturas. Tal umidade no solo afeta diretamente a produtividade das plantações.
Em geral são de 3 metros podendo atingir até mesmo 5 metros de altura (irrigação de fruteiras, citrus, mamão, cana, etc). A torre central é fixa, ou seja, não se move. Alguns pivôs possuem rodas na torre central permitindo que o conjunto possa ser rebocado para outra área.