Articulações crâniovertebrais Existem duas articulações craniovertebrais (sinoviais) formadas entre o crânio e as vértebras atípicas da coluna cervical: atlanto-occipital e atlanto-axial.
As articulações da coluna vertebral consistem em uma serie de anfiartroses entre os corpos vertebrais e outra série de diartroses entre os arcos vertebrais. Entre os corpos vertebrais há um pequeno movimento de deslizamento de um corpo vertebral sobre o outro através do disco intervertebral.
- Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna. - Biaxial – Permite dois eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho.
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos).
1. Pancadas. Este é a principal causa de dor nas juntas dos dedos em pessoas jovens e pode ser facilmente identificada, já que surge após acidentes em esportes ou de trânsito. Por exemplo, no futebol é muito comum surgirem lesões no pé que causam dor ao movimentar os dedos.
Os ossos da mão, juntamente com os músculos e articulações, permitem o manuseio de objetos. A característica principal dos movimentos das mãos é a ação de pinça, graças ao polegar opositor....Carpo
Ossos do tarso Ela é constituída por 7 ossos tarsais, que são dispostos em dois grupos: tarso proximal e tarso distal.
Os ossos metacarpais são formados por base (mais proximal, que se articula com os ossos carpais), corpo e cabeça (mais distal, que se articula com as falanges). Os ossos metacarpais são 5, sendo o metacarpal I – o do polegar – o mais curto e mais largo de todos.
As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão:
MUSCULATURA EXTRÍNSECA DA MÃOMúsculos extrínsecos da mão são aqueles que se originam no antebraço e inserem-se dentroda mão, são responsáveis pela extensão e flexão dos dedos, são eles: M. flexor superficial dodedo, M. flexor profundo do dedo, M. extensor dos dedos, M.
Significado de Dorso substantivo masculino Costas; região que se localiza na parte posterior do tronco.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.
São eles: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical. A língua se divide em uma porção oral (dentro da cavidade bucal) e outra faríngea. O sulco terminal da língua, região que lembra um V localizada na parte de trás do órgão, divide as duas porções.
A base de língua corresponde à sua parte inferior, próximo à orofaringe. A terminologia CEC de cabeça e pescoço engloba um conjunto de tumores identificados na cavidade oral, faringe, fossa nasal, seios paranasais e laringe.