Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Para saber quando o bebê irá nascer, costuma-se somar 280 dias à data da última menstruação.
Como descobrir a data da concepção pelo ultrassom? Sabendo a idade gestacional, basta subtrair duas semanas e você terá o número de semanas em que ocorreu a concepção. Para não precisar fazer os cálculos de cabeça coloque apenas a data em que o exame foi realizado e a idade gestacional estimada em nossa calculadora.
Uma forma mais simples para calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8.
Como saber a idade gestacional em meses
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
O mais comum é que, enquanto a gravidez se encaminha para o final, as chances diminuam, mas não é impossível. Normalmente, o bebê fica na posição cefálica, que é encaixado para nascer de parto normal, até os 7 meses mais ou menos.
Quando o bebê já está encaixado, ou seja, na posição para o parto, a mulher costuma ter mais dificuldades para andar, além de a bexiga ficar ainda mais apertada, fazendo com que a frequência com que ela urine aumente mais.
Bebê Encaixado A partir desse momento, os sintomas do parto podem ocorrer a qualquer momento e pode ser facilmente confundidos com outros desconfortos que afetam a saúde, como diarreia, azia e ate mesmo um sintoma bem comum no final da gravidez e também durante o trabalho de parto, é sentir fortes dores na lombar.
Há alguns sinais de que o bebê encaixou. Segundo Marcos Antonio, nesta fase as mães sentem mais dores na região pélvica, aumento da frequência com que faz xixi e mais dificuldade para caminhar. No entanto, já que são sensações comuns do final da gravidez, é só na consulta pré-natal que um obstetra consegue confirmar.
Oi, a medida que o feto cresce naturalmente a relação conteúdo/continente ficará alterada, portanto pode dar a impressão de menor movimentação fetal. O encaixe não provoca grande alteração na movimentação.
Além disso, também vai se sentir mais confortável ao se sentar, pois a sensação de compressão do útero diminui. O peso na região do baixo ventre, porém, pode incomodar e exigir o uso de cintas, além de mais idas ao banheiro. O encaixe pode acontecer a partir da 36a semana.
As espinhas podem surgir logo no começo da gravidez, quando a progesterona e o estrogênio começam a aumentar.
Entretanto, toda essa mobilização ainda não pode ser sentida. Muitas mamães de primeira viagem relatam sentir o bebê mexer pela primeira vez entre a 18ª e a 22ª semana. Já as mamães mais experientes conseguem perceber os movimentos a partir da 14ª semana.
É comum que as grávidas relatem os enjoos e náuseas durante todo o primeiro trimestre da gravidez, ou seja, até a 12ª semana. Eles costumam ser mais intensos no segundo e terceiro mês, ficando mais leves entre o quarto e quinto mês.
Na gravidez normal, as náuseas e os vômitos costumam surgir ao redor da quarta semana — contada a partir do último período menstrual –, e aumentar de intensidade até atingir o pico na nona semana, aproximadamente. Em 90% dos casos, o quadro regride quando a gestação atinge 20 semanas.
Normalmente, os enjoos podem começar em torno da 5ª ou 6ª semana de gestação, mas nada impede que eles ocorram antes ou depois desse período.