Mas em 1968, com a prisão e exílio de Caetano e Gil, o Tropicalismo acabou dando lugar a um estilo denominado de Pós-Tropicalismo. As letras desse estilo eram diferentes do que era feito pelos artistas tropicalistas. Canções com letras tristes, que enfatizavam derrotas, solidão, partidas, baixo astral e escuridão.
O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. ... Ao unir o popular, o pop e o experimentalismo estético, as idéias tropicalistas acabaram impulsionando a modernização não só da música, mas da própria cultura nacional.
Resposta:A Tropicália foi o movimento que surgiu para subverter convenções culturais e sociais. Simultaneamente, os tropicalistas vinham para contestar a política nacional. As músicas foram consideradas manifestos poéticos que exigiam liberdade de expressão e faziam, de um jeito divertido, sérias críticas políticas.
Tropicália
O movimento tropicalista termina com a prisão de Gilberto Gil e Caetano Veloso em 1968 pela Ditadura Militar. Em 1969, Caetano partiu para o exílio marcando definitivamente o fim do movimento.
João Gilberto
João Gilberto