O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.
Em tese, o acordo de Bretton Woods tinha como principais objetivos promover a cooperação econômica, facilitar o comércio internacional, padronizar as políticas cambiais e construir um sistema financeiro multilateral entre os países.
Em 2020, o Banco Mundial (BM) e o FMI fazem 76 anos. Desde a sua criação, o FMI e o BM violaram pactos internacionais relativos a direitos humanos e nunca hesitaram, nem hesitam, em apoiar ditaduras. ...
O acordo de Bretton Woods tomou duas decisões importantes que influenciaram o destino do desenvolvimento das economias capitalistas: a indexação do valor das moedas nacionais ao dólar (com variação máxima de 1%) e as condições de financiamento do FMI para estes países.
Foram o valor a ser pago pela Alemanha como indenização; a criação do tribunal de Nuremberg para julgar os crimes de guerra; a criação da ONU com sede em Nova York e a divisão da Alemanha em quatro zonas de influencia, controladas por França, Inglaterra, USA e URSS.
São duas organizações importantes para o sistema financeiro mundial, e foram criadas a partir da Conferência de Bretton Woods em 1944, estamos nos referindo a: * 1 ponto a) ONU e FMI.
O Banco Mundial (ou BIRD) e o FMI foram criados em 1944, na Conferência de Bretton Woods, realizada após o término da Segunda Guerra Mundial.
Resposta. Resposta: a organização Mundial de comércio (OMC).
Abaixo, algumas das mais relevantes organizações internacionais:
Existem incontáveis organizações internacionais, isto é, aquelas instituições formadas por dois ou mais Estados. Porém, no que concerne ao âmbito geopolítico, econômico e humanístico global, algumas delas se destacam pela sua importância, dentre elas, podemos citar ONU, OMC, Otan, FMI, Banco Mundial, OIT e OCDE.
Pode-se citar como objetivos mais comuns das Organizações Internacionais a obtenção ou manutenção da paz, desenvolvimento ou cooperação no âmbito econômico, estrutural e social, resolução de conflitos armados, entre outras questões similares. ...
Organismos Multilaterais
Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, são instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por meio de tratados, que buscam através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.
Resposta. Resposta: Estas ações são importantes para manter empregos, paz internacional, educação e liberdade de expressão, desenvolvimento dos países, estabilidade financeira do mundo etc.
Atuam na elaboração e regulação de normas, suscitam acordos entre países, buscam atender determinados objetivos, entre outras funções. Uma organização internacional, ou organismo internacional, é uma organização com membros, adesão ou presença internacional.
As organizações internacionais são umas associações voluntária de Estados estabelecidas por acordo internacional, dotadas de órgãos permanentes, próprios e independentes, encarregados de gerir interesses coletivos e capazes de expressar uma vontade juridicamente distinta de seus membros.
Segundo Silva (2008) toda organização internacional, para ser considerada como tal, deve apresentar no mínimo, uma Assembleia Geral e Secretariado Permanente. Outras características completam a definição das organizações: Ordenamento Jurídico Próprio – As Organizações têm um ordenamento jurídico próprio.
Relações multilaterais
O Brasil desempenha um papel cada vez mais importante no sistema internacional e, em particular, no âmbito da segurança. Uma identidade híbrida Norte-Sul lhe permite defender os interesses do mundo em desenvolvimento e, ao mesmo tempo, ser ouvido pelas grandes potências.
O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Podemos afirmar que os blocos econômicos que o Brasil faz parte são o Mercosul, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e os BRICS (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul).
Mercosul
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
O bloco econômico foi criado em 1991 pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os chamados Estados Parte administram e tomam decisões dentro do Mercosul, sendo eles todos os fundadores, mais a Bolívia.
Resposta: A) O Brasil faz parte do Mercosul ( mercado comum do sul) , esse bloco econômico é composto por 4 países: Brasil , Argentina, Uruguai, Paraguai.
Resposta. Resposta: compromisso com a promoção, defesa e proteção da ordem democrática, do estado de direito e suas instituições, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais como condições essenciais e indispensáveis para o desenvolvimento do processo de integração e para a participação no MERCOSUL.
União Europeia
Efetivada em 1992, a União Europeia é o bloco formado por 27 países europeus. Trata-se do maior bloco do mundo em número de membros, volume de vendas e PIB. Da mesma maneira, a União Europeia e o Japão constituem a maior área de livre-comércio mundial desde fevereiro de 2019.
Quais são os principais blocos econômicos? Veja 7 deles
Os blocos econômicos são uma alternativa para dinamizar as relações econômicas entre os países num mundo globalizado. O principal objetivo da sua formação é a redução ou eliminação dos impostos cobrados nas importações e exportações durante as transações comerciais.