EQST

Qual A Lei Do Cdigo Penal?

Qual a lei do Código Penal?

Tire todas as suas dúvidas sobre o Código Penal Brasileiro. O Código Penal Brasileiro, decreto-lei nº 2.

O que diz o artigo 155 do Código Penal?

155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. ... § 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Para que se configure a legítima defesa?

Para que se configure a legítima defesa, faz-se necessário que a agressão sofrida pelo agente seja antijurídica, contrária ao ordenamento jurídico, configurando, assim, um crime.

Quais são as excludentes de culpabilidade penal?

Em contrapartida, a excludente de culpabilidade corresponde à ausência de cada um desses elementos – ou seja, inimputabilidade, ausência de potencial consciência da ilicitude e inexigibilidade de conduta diversa.

Quais as causas de exclusão de ilicitude?

São consideradas causas legais de exclusão da ilicitude:

  • estado de necessidade, legítima defesa e embriaguez voluntária.
  • estado de necessidade, legítima defesa, coação moral resistível e obediência hierárquica de ordem não manifestamente ilegal.

O que é causa supra legal?

Tal consentimento, do ofendido, como causa supralegal (acima da lei) encontra embasamento resolutivo na doutrina, abrangendo o resultado pretendido ou assumido em certos casos concretos. Neste ponto, o nexo ou a tipicidade, somente é adquirido após permissão do titular para a lesão do bem jurídico.

O que é causa excludente?

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 23, enumera que são causas excludentes de ilicitude: Estado de necessidade. Legítima defesa. Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

O que é uma excludente?

adjetivo Desenvolvido para excluir ou que possui essa capacidade, a capacidade de separar ou de rejeitar um grupo de pessoas ou coisas: políticas excludentes. [Por Extensão] Que excluí; que separa alguém do convívio com outras pessoas: medidas educacionais excludentes.

Quais as causas de exclusão?

Igualmente, as causas de exclusão de culpabilidade podem ser consideradas, a saber: inimputabilidade, inexigibilidade de outra conduta, estado de necessidade exculpante, excesso de legítima defesa exculpante, a emoção e paixão, coação irresistível, caso fortuito e força maior, erro de proibição, descriminantes ...

Quando não há provas suficientes condenação?

184 , § 2º , CP - AUSÊNCIA DE PROVAS SUFICIENTES PARA CONDENAÇÃO. ... A condenação penal deve estar alicerçada em provas inequívocas, que não deixem dúvidas quanto à existência do crime e sua autoria. Havendo dúvida razoável quanto à autoria, impõe-se a absolvição, em homenagem ao princípio in dubio pro reo.