A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.
O currículo oculto representa uma dimensão implícita no processo educacional não mensurável e informal, que fazem parte do cotidiano escolar, transmitindo experiências que reforçam o aprendizado sociocultural, na inter-relação professor aluno e o saber.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
4) Como deve ser o currículo nos anos iniciais do ensino fundamental? a) Construir um currículo pronto, que deve ser apresentado aos alunos logo que se inicia o ano letivo, de modo que o professor possa executá-lo fielmente como está no papel. b) Contemplar exclusivamente atividades referentes a leitura e escrita.
É importante que seu currículo seja objetivo e que tenha clareza nas informações....A forma mais indicada é usar a seguinte estrutura: