O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos.
O movimento artístico e cultural denominado Neoclassicismo surgiu na Europa durante o século XVIII. Seus objetivos envolviam o resgate das características estéticas e culturais de Roma, Grécia e outras civilizações clássica com intensa expressão na arquitetura, na escultura, na literatura e na pintura.
Jacques Louis David
O Neoclassicismo estava em oposição ao rebuscamento e exageros dos detalhes ornamentais do Barroco e do Rococó. Em contrapartida defendia o rigor formal, a supremacia da técnica e a necessidade de um esboço em desenho antes da execução da obra, seja na pintura ou na arquitetura.
Resposta: A pintura neoclássica recusa delibedaramente o exagero da estética barroca e a futilidade do rococó para retratar temas grandiosos relacionados à pátria e aos ideais iluministas. Procura reviver os princípios estéticos da Antiguidade clássica, de uma forma diferente do Renascimento.
Vale frisar que o Academicismo possui relação com o Neoclassicismo por conta das concepções da arte greco-romana que foi disseminada fortemente nesta época. O Neoclassicismo ou Novo classicismo representa um movimento artístico e cultural, o qual envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura.
O academicismo é uma ideia que surgiu no século 18 e tem como base a questão do fomento das ideias que surgem na academia. ... Já o neoclassicismo diz respeito a retomada das ideias clássicas que houve na Itália nos fins do séc. XVIII e começo do XIX, em especial nas artes bem como na literatura.