Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência que se ocupa em estudar o homem enquanto espécie primata e a humanidade ou seja seus símbolos e produtos culturais.
Antropologia e Psicologia A antropologia tem sua importância na psicologia pois tem a tarefa de ressaltar aspectos rotineiros na meio social ou no universo simbólico, ao qual não aparece necessariamente entre o psicólogo clínico e seu paciente.
Os antropólogos que trabalham na interface entre psicologia e antropologia estão de modo geral comprometidos com a antropologia como ciência. ... Os anos de 1970 assistiram à invenção da antropologia psicológica e a década seguinte trouxe-nos a psicologia cultural.
A psicologia cultural se concentra na influência que uma cultura tem sobre as pessoas que entram em contato com ela. Uma influência que não é apenas relevante a nível comportamental, mas também parece condicionar a nossa maneira de pensar e sentir.
A Educação, como se sabe, pode fazer uso da Antropologia como uma das ciências da educação com os propósitos de decodificar e analisar valores e universos culturais constituintes tanto da instituição escola como das mais variadas formas de manifestação educacional não formais.
A antropologia abrange o estudo do ser humano como ser cultural, fazedor de cultura. ... A partir da observação de fatos e fenômenos in loco, o antropólogo coleta, analisa e interpreta dados e aspectos culturais com o intuito de examinar como se dá a vida social na realidade cotidiana de determinados indivíduos e grupos.
Para Sócrates, a essência do homem é a alma, que por sua vez é a consciência de si como personalidade intelectual e moral. ... Pois, para Sócrates, as pessoas deveriam ter liberdade total de pensamentos e ideias e a justiça deveria estar presente em todos os atos humanos.