A antocianina é uma substância responsável pelas cores azul, violeta e vermelha da maioria das frutas. Em termos de benefícios para a saúde, ela está lado a lado com os flavonoides. A antocianina pode ser encontrada na amora, no mirtilo, na cereja, nos frutos da juçara e em muitos outros alimentos.
As variadas cores exibidas pelos vegetais que contêm antocianinas dependem da influência de diversos fatores, como a presença de outros pigmentos, de quelatos com cátions metálicos e o pH do fluído da célula vegetal (TERCI E ROSSI, 2002).
As antocianinas (das palavras gregas anthos, flor e kianos, azul), são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.
Outras frutas que possuem polifenóis: laranja, morango, uva, açaí, amora, mirtilo, kiwi, acerola, cereja e jabuticaba.
Os polifenóis são compostos orgânicos encontrados principalmente em plantas e frutas, que têm a função de protegê-los contra insetos, radiação ultravioleta e infecções microbianas.
Benefícios dos polifenóis para a saúde
Os polifenóis são uma ampla classe de antioxidantes à base de plantas. Os antioxidantes, por sua vez, são compostos químicos que neutralizam e desestabilizam substâncias nocivas no organismo, conhecidas como radicais livres.
Confira os benefícios:
Prepará-la é fácil (bastam fruta, água e adoçante) e, usá-la, mais ainda. Combina com iogurte, pudim, bolos, sorvetes, panquecas… A massa deles pode ter mirtilo, mas lembre-se: a quantidade da fruta por fatia será pequena.
“O mirtilo vem sendo reconhecido como a fruta da longevidade, devido à altíssima capacidade antioxidante. Em torno de duas colheres de sopa por dia já supriria esta necessidade antioxidante diária do organismo. Ele pode ser consumido fruta por fruta e ainda ser preparado na forma de geleias, cremes, em bolos e tortas”.
Como consumir O recomendado é que se consuma 100 gramas da fruta ou duas cápsulas de 250 mg e 400 mg por dia. No caso de sucos, de 200 ml a cerca de 480 ml por dia.
O nome da fruta é mirtilo. ... Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprovaram que o mirtilo produzido no Brasil tem as mesmas características do blueberry – a versão original da fruta, cultivada nos Estados Unidos e na Europa – e possui a mesma quantidade de pigmentos antocianos.
Aqui estão 7 maneiras simples de consumir mais blueberries neste verão:
Você pode consumir a framboesa de diversas formas In natura: Esse é um dos jeitos mais gostosos de consumir a framboesa - ela pura e bem lavada, sem nenhum acompanhamento. Uma boa dica é colher essa frutinha e armazenar num pote para ir comendo algumas porções durante o dia.
Apresenta em seu interior muitas sementes e tem sabor doce- ácido a ácido. Esta fruta ganhou destaque devido às suas muitas propriedades medicinais. O mirtilo é conhecido como blueberry, em inglês, e arándano, em espanhol, incluído-se no grupo das pequenas frutas, junto com a amora, morango, framboesa e fisalis.
Blueberry é uma fruta que melhora os níveis de colesterol, açúcar no sangue, previne inflamações e protege a saúde dos olhos. O blueberry, chamado em português de mirtilo e cientificamente de Vaccinium myrtillus L., é uma das frutas mais ricas de antocianinas, os antioxidantes responsáveis pela sua cor azul.
Blueberry Desidratado (com Laudo Técnico)
O Blueberry (Mirtilo) 60 Cápsulas - MaxiNutri é ideal para melhorar a aparência da pele, proteger da ação dos radicais livres, melhorar a visão, memória e ainda tem ação desintoxicante.
Assim também pode ser conhecida uma frutinha roxa e pequena de nome complicado, chamada blueberry (ou mirtilo, em português). Ainda pouco consumida no Brasil, ela é originária dos Estados Unidos e da Europa, onde há um clima mais frio, propenso para seu plantio, e em terras brasileiras é cultivada no Rio Grande do Sul.
O mirtilo nasce em arbustos de baixo crescimento, originários do norte da Europa, mas pode ser encontrado em partes da América do Norte e da Ásia.
As demais plantações encontram-se distribuídas pela região serrana de Santa Catarina, sul do Paraná e Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Pertencente à família Ericaceae, o mirtilo produzido no Brasil é originário da América do Norte.
Isso porque, além de opções para a produção em pequena escala, esses mercados ainda permitem um ganho por unidade cultivada superior às tradicionais frutas e hortaliças: o mirtilo nacional, nos últimos três anos (2016-2018), foi negociado na média de R$ 55,00/kg no atacado de São Paulo, valor bem superior aos R$ 2,00/ ...
O mirtilo é originário da América do Norte, de países como EUA e Canadá. Ele também é conhecido ao redor do mundo como blueberry, arándano, uva-do-monte, entre outros. Aqui no Brasil, é cultivada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. ...
Em torno de 70 dias, as estacas devem estar bem enraizadas, prontas para ser transferidas para sacolas plásticas com substrato rico em matéria orgânica. Somente depois de oito meses as mudas podem ser levadas para o campo.
São 13 hectares em produção, com média de 2.