Geografia. O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores.
O MERCOSUL atravessa um processo acelerado de fortalecimento econômico, comercial e institucional. ... O sentido da integração do MERCOSUL atual é a busca da prosperidade econômica com democracia, estabilidade política e respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.
O tratado de formação do bloco relata que o objetivo do Mercosul é promover o livre comercio entre os países-membros, além de um movimento fluido de bens, pessoas e moedas. No entanto, atualmente o Mercosul limita-se a ser uma união aduaneira.
A principal vantagem dos países associados do Mercosul é a diminuição ou mesmo eliminação de barreiras tarifárias sobre o comércio de bens. Em 1995, foram eliminadas as tarifas de importação de 90% das mercadorias fabricadas nos paises membros.
Como funciona o Mercosul? Existem vantagens de um país estar num bloco econômico, como a integração entre os países e a facilitação entre algumas trocas de serviços, bens e comércio em geral, por exemplo.
Blocos econômicos
A implementação do BRT não se resume à inserção de um novo modal de transporte público de massa. ... Destaque-se que o BRT, além de fazer parte da integração para com o ônibus convencional e o metrô, terá capacidade de transportar 31 mil pessoas por hora, em horários de maior movimento.
Resposta: O Brasil é o maior país da América do Sul,e tem a segunda maior população da América.,ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A importância portanto,é bastante evidente:um grande mercado de trabalho e um grande mercado consumidor.
Resposta: A questão nacional pode estar na base de algumas lutas e controvérsias fundamentais dos países da América Latina. Em diferentes épocas, principalmente em conjunturas críticas mais profundas, reabre-se a problemática nacional.