No ditongo, o encontro está na mesma sílaba e no hiato, as vogais ficam em sílabas diferentes. Voltando ao exemplo do início, “ti-re-oi-de” é um ditongo, enquanto que “o-ce-a-no” é um hiato./span>
Resposta. A palavra "não" possui um ditongo nasal, que é o "ão". No hiato, as vigais vizinhas ficam uma em cada sílaba, como a própria palavra "hi-a-to". O "i" e o "a" ficam em sílabas diferentes./span>
A palavra foi é um ditongo./span>
- Sou (sou). Além disso, elas podem ser subdividas como: Ditongo Crescente: esse caso acontece quando a semivogal, a letra mais fraca, antecede a vogal, a letra mais forte./span>
É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
Ditongo e tritongo fonéticos são aqueles que só são percebidos na fala, nunca na escrita, como os que pronunciamos nos finais dos vocábulos cantam, fazem, foram. (ditongos /ãw/ e /ey/ com e nasal);deságuam, míngüem (tritongos /wãw/ e /wey/ com e nasal).
Ditongo: é a junção de uma vogal + uma semivogal (ditongo decrescente), ou vice-versa (ditongo crescente), na mesma sílaba.
DITONGO: quando dois sons vocálicos (vogais) estão juntas na mesma sílaba. ... Ex: PEIXE.
Ditongo crescente é aquele em que a semivogal vem antes da vogal (SV + V). Neste caso, o som aumenta (cresce) do menos para o mais forte. Exemplos: gló-ria.
Veja os casos abaixo: 1) Ditongos abertos: São acentuados os ditongos abertos terminados em "éi", "éu", "ói" em palavras monossílabas e oxítonas. Exemplos: méis, coronéis, céu, chapéu, etc. Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados.
O timbre é o resultado da posição da língua na cavidade bucal no momento da emissão dos sons: com a língua na posição baixa, produz-se as vogais de timbre aberto: [a, é, ó]; com a elevação da língua, produz-se as vogais de timbre fechados: [ê, ô, i, u]; nas reduzidas, o timbre quase se anula.