A problematização tem como finalidade selecionar as principais questões levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo. Essas questões orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos.
8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos. A conclusão de uma aula dá-se com a etapa de avaliação, momento onde o professor considerará a real assimilação do conteúdo por parte do aluno. Essa etapa também tem como finalidade avaliar se os objetivos predefinidos pelo professor foram alcançados.
INTRODUÇÃO: Pressupõem-se no plano e na ação da aula iniciá-los apresentando o con- texto, o conteúdo e os conceitos centrais a serem trabalhados. A introdução de uma aula pode ser feita de várias maneiras, por exemplo: ... É um diagnóstico da reali- dade social ou do contexto do tema que será desenvolvido na aula.
Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho. Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Apresenta de forma mais detalhada os resultados que se pretende alcançar através da pesquisa.
Exemplos de metodologias ativas
Planeje as aulas com base nos campos de experiências
9 dicas para preparar uma aula atrativa na educação infantil
Prepare um planejamento escolar eficiente
Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas; Confecção de um caderno onde a criança registra a cada aula o aprendizado e responde algo sobre si mesmo; Quais são suas origens?
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. ... Este recurso visual promove situações de interação, reconhecimento e construção da auto-imagem, favorece as trocas e a percepção do outro e, das igualdades e diferenças, e consequentemente, de si.
Para ajudar as crianças nesse fascinante processo de construção da identidade, você deve:
Ou seja, o cotidiano na Educação Infantil deve sempre considerar essa construção de identidade da criança. “O professor é um facilitador que consegue explicitar esse processo para si como educador e para as crianças como um todo”, explica Ana Paula Yazbek, sócia-diretora do Espaço Ekoa Educação Infantil, em São Paulo.
O professor 2.
A identidade do professor pode ser compreendida como particular e ao mesmo tempo distinta: é constituída pela identidade pessoal e profissional, sendo definida pelo equilíbrio entre as características pessoais e profissionais.
De acordo com Pimenta e Anastasiou (2002) a identidade profissional se constrói com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições. Mas também com base na reafirmação de práticas consagradas culturalmente que permanecem significativas.
A construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão.
Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente. A identidade do professor é caracterizada pela forma como o docente se percebe, como é visto por seus pares e pela sociedade (MARCELO GARCIA, 2009).
É a partir da prática diária e exercício de suas funções que o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, aumentando assim seu conhecimento como educador, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo; além das experiências desenvolvidas no processo de estudo.