A derme é constituída de duas regiões distintas que são: a papilar que é a camada mais superficial e a reticular, mais profunda. A região papilar está localizada logo abaixo das papilas dérmicas, é constituída por tecido conjuntivo frouxo. A região reticular é constituída de tecido conjuntivo denso não modelado.
A camada reticular é a camada mais profunda da derme, formada por tecido conjuntivo denso não modelado. Nela encontramos os capilares sanguíneos, fibras elásticas e de colágeno, fibroblastos, vasos linfáticos e terminações nervosas.
Papilas dérmicas são saliências presentes na camada dérmica da pele, mais precisamente na camada papilar da derme. Servem para aumentar a área de contato entre a derme e a epiderme. ... São irrigadas por vasos e veias, e contêm também receptores sensoriais.
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
A epiderme e a derme são camadas da pele, sendo a epiderme constituída por tecido epitelial e a derme constituída por tecido conjuntivo. A epiderme é a camada mais externa da pele, a que está constantemente em contanto com o ambiente.
As estruturas que se localizam na derme são: Vaso sanguíneos, vasos linfáticos, glândulas sudoríparas, raiz dos pelos, músculos eretores dos pelos, folículo piloso e glândulas sebáceas.
A melanina é um tipo de proteína produzido nos melanócitos a partir de um aminoácido essencial chamado tirosina. É essa proteína a principal responsável por colorir a pele e pelos dos seres humanos, além de proteger o DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.
A heterocromia é o quadro em que a mesma pessoa tem olhos de cores diferentes. A íris é o tecido que dá cor aos olhos, que em geral são verdes, azuis, castanhos, pretos ou acinzentados, de acordo com a quantidade de melanina presente neles.
Também conhecidos como “olhos de lobo”. Faz parte da tonalidade fenótipa de cores. Possuem esta cor devido a maior concentração de liprocomo. A tonalidade é próxima do laranja-amarelado, diferente dos olhos avelãs, que são castanho-esverdeados.
Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?
Confira abaixo, algumas das opções disponíveis para mudar a cor dos olhos atualmente:
Incidência da luz: pessoas com olhos claros, azuis ou verdes, podem perceber a mudança de cor de acordo com a incidência da luz do sol, flash ou claridade em excesso, mas isso não passa de uma ilusão de ótica. O fato se dá devido à luz, que ao tocar na íris, cria essa ilusão em olhos claros.
Batizado de Tecnologia Lumineyes, o procedimento é simples – um raio laser calibrado em uma frequência específica é colocado no olho da pessoa durante 20 segundos. E pronto! O raio vai remover a melanina – pigmento marrom da íris – e, após duas ou três semanas, a cor azul vai começar a aparecer.
Se você já tentou utilizar tal meio para alterar a cor dos olhos e não funcionou, tenha paciência, um novo método ainda em fase de testes está sendo desenvolvido nos Estados Unidos, o mesmo consiste na aplicação de um laser que remove a melanina presente na íris, tornando visível o azul, que segundo os cientistas está ...