Morcego,Rã, esquilo, coruja, peixe, pato, cobra, tubarão, golfinho, tartaruga, pinguim, canguru, macaco, ema, raia, foca, jacaré, tamanduá
Bronquíolos e alvéolos são as unidades funcionais do pulmão. É nos alvéolos que ocorre a hematose.
Sua principal característica é a respiração através de uma estrutura que funciona como um pulmão primitivo. Essa estrutura é altamente vascularizada e é ligada à faringe. Ao encher a bolsa de ar, o oxigênio é passado para o sangue e o gás carbônico do sangue é passado para dentro da bolsa.
Os pulmões são órgãos que fazem parte do sistema respiratório e exercem um importante papel no processo de trocas gasosas. Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino (espaço existente entre os dois pulmões).
Em zoologia, chama-se pulmão folhoso ou foliáceo ou ainda filotraquéia a um órgão da respiração das aranhas e outros aracnídeos formado por uma série de lâminas do tecido do sistema respiratório do animal.
Pleura. Em sua região externa, cada pulmão é revestido por uma membrana serosa dupla, denominada pleura visceral. Entre a pleura visceral e a membrana que reveste mais internamente a parede da cavidade torácica, existe uma cavidade onde pode ser encontrada, em pequena quantidade, um líquido lubrificante.
Eles podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos (marinhos ou de água doce), quanto em terra firme, como os tatuzinhos-de-jardim (que vivem escondidos sob pedras ou em troncos apodrecidos), os tatuzinhos-de-praia (que vivem se enterrando na areia da praia) e as baratas-da-praia (encontradas entre rochas no mar).