A fruição estética é o ato de tirar prazer daquilo que possui um formato artístico, seja pela sua beleza e feiura, ou pelos sentimentos que despertam nos seus admiradores, como a raiva, tristeza, alegria, revolta e etc.
A leitura-fruição do texto é, segundo GERALDI (1997), aquela na qual a interlocução do leitor com o texto se estabelece pelo prazer[5] de ler. Segundo esse autor, esta uma leitura exclusiva do texto literário. ... O autor destaca que essa forma de interlocução é praticamente ausente nas aulas de Língua Portuguesa.
Fluir tem significado de escorrer, manar, escoar, passar o tempo, correr em estado fluído. Fruir tem significado de usufruir, ter prazer com, desfrutar, gozar de algo ou de uma situação.
Os verbos fruir e fluir existem na língua portuguesa e estão corretos. Porém, os seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Fruir se refere principalmente ao ato de desfrutar e usufruir de alguma coisa, aproveitando suas vantagens e benefícios.
Só nos casos em que se trata do particípio passado do verbo fluir é que se pode escrever a palavra com acento. Então, sim, pronuncia-se sem ditongo, pois a sílaba tónica é constituída apenas pela vogal [i] (como na palavra roído). Esta tem três sílabas: flu-í-do.
Fluido, sem acento, é dissílabo (flui-do). Pode ser substantivo (fluido do isqueiro) ou adjetivo (substância fluida). O ui forma ditongo como em cuidado. Fluído, com acento, é trissílabo (flu-í-do).
O texto, portanto, nasce no momento em que um homem se comunica com o mundo ou com o outro. Vale a pena ressaltar, não obstante, a origem etimológica de texto: o termo do latim textus, de textum (tecido, entrelaçamento). O texto, portanto, seria o entrelaçamento de signos linguísticos, que, juntos, produzem sentido.
6 dicas para melhorar sua interpretação de texto
O texto é uma manifestação escrita acerca das ideias de um autor (emissor ou locutor). Eles têm a função de transmitirem mensagens. Do grego, a palavra “texto” significa “tecido”.
A principal finalidade de um texto dissertativo é informar e esclarecer o leitor através da exposição rigorosa e clara de um determinado assunto ou tema. ... Já o texto dissertativo-argumentativo visa persuadir e convencer o leitor a concordar com a tese defendida.