Alongue e descanse Solte panturrilhas e tendões calcâneos tensos, porque ambos podem contribuir para a canelite. Reduza o volume de treino e invista em treinos paralelos com pouco impacto (ciclismo, natação, elíptico). Por fim, quando voltar a treinar, evolua gradualmente e assim evite uma recaída.
A dor na canela ao correr, popularmente conhecida como canelite, é uma dor aguda que surge na parte da frente da canela e que acontece devido à inflamação da membrana que reveste o osso dessa região, sendo muitas vezes causada por treinos de corrida longos e intensos em pisos duros.
Dores nas pernas podem ser aliviadas com escalda-pés, massagens, caminhadas, aplicação de cremes relaxantes e alongamentos.
A dor nas pernas ao caminhar pode ser indício de obstrução das artérias dos membros inferiores, como pernas e pés. Isso ocorre porque, quando as artérias estão obstruídas, elas ficam muito estreitas – o que prejudica o fluxo do sangue e causa um déficit sanguíneo aos tecidos por elas irrigados.
Pequenas dores que somem após uma pausa no exercício podem reincidir. "Algumas pessoas sentem uma dor e param de fazer exercício físico apenas para dar um tempo e se recuperar. Depois, quando a dor melhora, volta a fazer a atividade. É nessa hora que há reincidência e a lesão pode se agravar.
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.
"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.
30 minutos
Antes de iniciar a caminhada, é necessário tomar alguns cuidados para que seu exercício seja mais agradável. O aquecimento é fundamental. No início da caminhada, os primeiros 5 minutos devem ser feitos sempre em ritmo mais lento. Ingerir apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada.
A melhor forma de começar é ter uma meta de tempo. Um bom alvo para iniciantes é ir para a rua ou uma esteira por 20 minutos, três dias por semana. Se você está sedentário, comece caminhando. Conforme se acostumar, aumente para quatro dias.
Como exemplo, podemos seguir o seguinte procedimento:
Alterne corrida com caminhada Para ganhar condicionamento e confiança nas passadas, comece intercalando corrida com caminhada, em um ritmo confortável e progressivo. "Você pode iniciar, por exemplo, com treinos de 30 minutos alternando 3 minutos de corrida com 2 minutos de caminhada.
São atividades possíveis de serem mantidas por períodos de 30 a 60 minutos, mas comece devagar, com 20 minutos e vá aumentando gradativamente. A frequência também é importante: todos os dias ou o máximo que puder.