Apresentar a importância de um modelo de execução de exercícios terapêuticos com o objetivo central de aprimorar a funcionalidade do paciente durante o processo de recuperação das lesões e disfunções que acometem o sistema músculo esquelético.
A ginástica de reabilitação compreende uma das técnicas utilizadas para recuperação das funções perdidas devido a um evento traumático ou ainda, devido a alguma patologia.
Ginástica de reabilitação. Esta atividade tem como intenção motivar utentes com um grau de autonomia reduzido para a prática física, impedindo este de se tornarem totalmente dependentes. Surgiu em 1929 em são Paulo.
Alguns destes métodos são a hidroterapia, o RPG (Reeducação Postural Global), a fisioterapia em si, a cinesioterapia, a eletroterapia, a terapia manual e o pilates.
As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
Os exercícios desenvolvem os músculos mais profundos do abdômen e das costas, proporcionando uma postura melhor. Além disso, estimula a circulação, melhora o condicionamento físico geral, a flexibilidade, promove melhoras nos níveis de consciência corporal e coordenação motora.