Considerando uma calopsita de padrão cinza, os machos costumam ficar com o rosto mais amarelo, com aquela simpática mancha alaranjada nas bochechas muito bem marcada. Já nas fêmeas, o tom das bochechas geralmente é mais claro, e seu rosto, de um tom de cinza ou de um amarelo bem suave.
Ele vai sentar em seu poleiro e parecerá inchado, geralmente com a cabeça baixa ou sob sua asa. O pássaro pode passar muito tempo com os olhos fechados. Irá parar de comer, e se tornará muito difícil fazer com que ele se desloque de um canto do poleiro a outro, ou fazer com que vá comer ou beber água.
Se mesmo assim um pássaro bater em sua janela e ficar deitado imóvel, pode não estar morto, mas apenas atordoado. Coloque-o em uma caixa escura por uma hora, para ele se acalmar, recuperando-se o suficiente para voltar a voar pelo mundo.
Modo de Usar: Dipirona Gotas Biovet deve ser administrado por via oral, direto na boca do animal ou diluído em água, suco ou leite, na dosagem de 1 gota por Kg de peso corporal, até o máximo de 35 gotas. Repetir se necessário após 4 a 6 horas.
Sugere-se que a dipirona em doses acima de 5 mg/kg por via epidural cause neurotoxicidade, sendo seu uso contraindicado em coelhos.
Se um pombo ferido ou doente for encontrado, é necessário, antes de mais nada, protegê-lo levando-o consigo. Em seguida, coloque-o em segurança em um lugar calmo. Se o pombo não comer sozinho, será necessário dar-lhe a beber água com a ajuda de uma seringa sem agulha, fazendo-o correr devagar a água ao longo do bico.
1 – Aproxime-se com cuidado e cubra o animal ferido com uma toalha ou pano, de modo a privá-lo da visão e para que não o possa ferir enquanto o apanha. 2 – Se tiver uma caixa de cartão, de preferência pouco maior do que o animal, coloque-o lá dentro, perfurando-a previamente.
As mais usadas para curar ferimentos na pata são a Fibrase e o Nebacetin. Elas são usadas em seres humanos, mas você poderá usar uma destas duas nos seus pássaros. Caso a inflamação na pata esteja em um estado muito avançado você também poderá ministrar um antibiótico diretamente no bico do pássaro.
Como colocar uma tala na perna fraturada de um pássaro
Na ocorrência de uma fratura é dever do proprietário da ave buscar auxilio de um médico veterinário. Caso não consiga a ajuda especializada, os primeiros socorros devem ser realizados prontamente para não comprometer a vida do animal. Em casos de trauma no membro inferior, o pássaro deve ser cuidadosamente contido.
Em caso de torção ou fratura, o veterinário poderá imobilizar a patinha e prescrever um remédio para dor. Em caso de feridas, um fármaco para evitar contaminações e facilitar a cicatrização. Nunca medique sua calopsita sem prescrição veterinária!
Corte de 30 cm a 32 cm de fita veterinária e coloque na asa quebrada, em sua posição natural. Enrole a fita no lado de fora da asa do pássaro, em volta do seu corpo e embaixo da asa saudável. Emende a fita com ela mesma para que fique segura. Não aperte demais a fita, senão o pássaro terá dificuldades para respirar.