Adultos e crianças maiores de 12 anos. 1 bolsa plástica de 100 mL (500 mg de metronidazol) em perfusão intravenosa a cada 8 horas ou 3 bolsas plásticas de 100 mL (1500 mg de metronidazol) em dose única. A medicação oral com Metronidazol Comprimidos, 400 mg três vezes ao dia, deve ser instituída assim que for possível.
Metronidazol é indicado em: Vaginites por Gardnerella vaginalis; Giardíase; Amebíase e. Tratamento de infecções causadas por bactérias anaeróbias como Bacteroides fragilis e outros bacteróides, Fusobacterium sp, Clostridium sp, Eubacterium sp e cocos anaeróbios.
A dose recomendada é de 2 g, em dose única ou 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O tratamento pode ser repetido, caso o médico considere necessário, depois de 4 a 6 semanas.
400 mg (1 comprimido de FLAGYL® comprimido (metronidazol) 400 mg) três vezes ao dia, durante 7 dias ou à critério médico. Tomar após as refeições. Administrar a dose de 7,5 mg/Kg, 3 vezes ao dia (22,5 mg/Kg/dia), durante 7 dias, ou à critério médico.
“Metronidazol é indicado para tricomoníase, vaginite, uretrite, giardíase, amebíase e outras infecções por bactérias”, exemplifica a farmacêutica-bioquímica Maria Aparecida Nicoletti, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP).
Tomar após as refeições. – 250 mg, 2 vezes ao dia, durante 10 dias ou – 400 mg, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. O esquema a ser utilizado deve ser individualizado. Esta posologia pode ser aumentada, a critério do médico, e o tratamento repetido, se necessário, depois de 4 a 6 semanas.
A ingesta de álcool durante tratamento com metronidazol é contraindicado até 01 dia após do tratamento com o tratamento com antibiótico, sob risco de ocorrer efeito antabuse com aparecimento de rubor, vômito e taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco).
O PRODUTO E CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM HISTORIA PREGRESSA DE HIPERSENSIBILIDADE AO METRONIDAZOL OU OUTROS DERIVADOS NITROIMIDAZOLICOS; NO CASO DE PACIENTES COM DOENCA ATIVA DO SNC 1 E COM EVIDENCIAS OU HISTORIA DE DISCRASIA SANGUINEA.
Quantidades moderadas e ocasionais de álcool, como o consumo social de duas taças de vinho ou duas latinhas de cerveja (ou uma dose de bebida destilada), não provocam nenhuma interferência no efeito da maioria dos antibióticos. Na verdade, mesmo doses mais elevadas de álcool não costumam cortar o efeito do antibiótico.
Você pode sim tomar bebidas alcoólicas, quando o tratamento é tópico. Se o seu médico tivesse dado também o medicamento por boca, você não poderia.