As leis de Newton só são válidas em referenciais parados ou em movimento com velocidade constante. Sendo assim, elas perdem a sua validade quando são aplicadas para referenciais acelerados. As leis de Newton não são válidas para objetos que possuam velocidades muito elevadas.
A primeira lei de Newton define a categoria dos referenciais inerciais porque afirma que qualquer partícula livre do Universo só pode estar em repouso ou em MRU em referenciais inerciais. Portanto, por exclusão, esta lei define, também, a categoria dos referenciais não inerciais.
Situação de equilíbrio: soma de forças Dizemos que um corpo está em equilíbrio quando a resultante de todas as forças que atuam sobre ele possui valor igual a zero.
Uma vez que a força resultante sobre o corpo é nula, sua aceleração também será nula. Portanto, esse corpo se encontrará com velocidade constante.
De acordo com a primeira Lei de Newton, se a resultante das forças que atuam sobre um corpo for zero, ele permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, ou seja, com velocidade constante.
Quando a resultante das forças aplicadas num corpo é nula... Diz-se que o corpo está em equilíbrio estático. Sempre que as duas forças têm a mesma intensidade, a força resultante é nula e o movimento continua , passando a ser rectilíneo uniforme porque a velocidade é constante.
c) Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, esse corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme em qualquer direção. ... Alternativa “a” é falsa, pois, se um corpo sob a ação de várias forças está em equilíbrio, então esse corpo pode estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
Podemos concluir, então, que um corpo livre de ação de forças, ou com resultante de forças nula, conservará (por inércia) sua velocidade constante. Ou seja: Todo corpo em equilíbrio mantém, por inércia sua velocidade constante.