Em literatura, chamamos de Humanismo, ou Segunda época medieval, o período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, entre os séculos XIV e XV. ... A corrente humanista, base dessa transição, defende uma valorização de tudo que diz respeito ao homem, tendo como principal característica o racionalismo.
Na literatura portuguesa, a linguagem do humanismo veio em forma de prosa, poesia palaciana, peças teatrais e outras obras. A linguagem do humanismo teve início após o teocentrismo entrar em decadência.
Principais autores e obras do Humanismo
Francesco Petrarca (1304-1374) - poeta italiano fundador do humanismo e autor das obras: Cancioneiro e o Triunfo; Meu livro secreto; Itinerário para a Terra Santa.
São os principais representantes, na literatura portuguesa, do Classicismo: a) Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Padre José de Anchieta e Almeida Garret.
Em Portugal, Luís Vaz de Camões e Sá de Miranda destacaram-se como os principais representantes do classicismo.
Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536). Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante do gênero.
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Francesco Petrarca
Francesco Petrarca foi um poeta, orador e escritor humanista italiano. Um dos precursores do Renascimento italiano e fundador do Humanismo, a Petrarca está atribuída a criação e disseminação da forma fixa literária chamada “soneto” (poema formado por catorze versos).
A Psicologia Humanista, conforme historiado por DeCarvalho (1990), surgiu no final da década de 50 e início dos anos 60 como uma reação ao panorama da Psicologia norte-americana, dominado, na leitura dos psicólogos humanistas, por duas grandes forças: o Behaviorismo e a Psicanálise clássica.
Petrarca: Governo duro, de pedra.
Triunfos
Resposta. Resposta: Com a chegada do humanismo, as temáticas artísticas sofreram grandes transformações. Dentre elas o estilo de vida teocêntrico, que com a chegada do humanismo mudou para o antropocentrismo, que foi a valorização do homem em relação ao universo.
15 de setembro de 1765
21 de dezembro de 1805
A obra de Bocage reflete a instabilidade do período conturbado e de transição do século 18, em que foi produzida. Por um lado, ela exibe as influências da cultura clássica. Por outro, mostra uma tendência pré-romântica, que liberta das amarras da razão.
Bocage foi um poeta português do período neoclássico (setecentismo ou do arcadismo) e um dos precursores do Romantismo em Portugal. Foi considerado um dos mais importantes poetas e sonetistas portugueses do século XVIII.
Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.
Principais Características